Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 21h20

PM deve investigar ação de tropa em ato na Paulista; ao menos 17 ficam feridos

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

A Polícia Militar de São Paulo deve investigar se policiais agiram com excesso no confronto com manifestantes na avenida Paulista que protestavam contra a visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a São Paulo. Os manifestantes reclamam que houve truculência contra pessoas que não agrediram os policiais.

Policiais da Força Tática usaram gás lacrimogêneo, balas de borracha e gás pimenta contra os manifestantes que invadiram a pista sentido Consolação-Paraíso. O grupo atirou pedaços de pau e pedras contra os policiais, que reagiram.

De acordo com o coronel Ailton Brandão Araújo, comandante do policiamento na região central de São Paulo, a ação será avaliada pela PM e um inquérito poderá ser instaurado.

"O que aconteceu aqui não é regra. Tentamos controlar. Vamos relacionar todos os feridos e verificar se houve excessos", afirmou o comandante.

No entanto, até as 21h o número oficial de feridos da PM era 16 policiais e um manifestante. A Folha Online apurou pelo menos mais quatro pessoas feridas, entre elas o fotógrafo Caetano Barreira, da agência Reuters, que levou uma paulada no nariz.

Manifestantes agredidos reclamaram ao coronel que os policiais não usavam identificação. "A PM agiu dentro da lei. A Polícia Civil também foi informada sobre o que ocorreu, tudo deve ser investigado", disse Araújo.

Algumas pessoas questionaram sobre o suposto uso excessivo do gás pimenta. Manifestantes reclamaram que o gás foi usado em situações que não havia necessidade.

"O gás pimenta é usado porque não faz mal, não machuca. Diferente do gás lacrimogêneo, que pode machucar quando explode, por causa dos estilhaços", explicou o coronel.

A PM estima que 6.000 pessoas estavam presentes na manifestação, que se encerrou por volta das 19h. A organização do evento já fala em 20 mil pessoas.

Leia mais
  • Visita de Bush deve agravar trânsito; passeata ocorre na Paulista
  • Bush terá em SP esquema de segurança inédito no Brasil
  • Passagem de Bush por SP muda rotina da cidade
  • Guerra contra o terrorismo é marca do governo Bush
  • Visita de Bush ao Brasil restringe espaço aéreo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia a cobertura completa sobre a visita de Bush ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página