Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2007 - 07h59

Com Bush, São Paulo deve ter trânsito ruim nesta sexta-feira

Publicidade

da Folha Online

Os moradores de São Paulo sofreram na noite de quinta-feira com os congestionamentos formados por conta do forte esquema de segurança que cerca a estada do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na cidade. Pois os problemas devem ser ainda maiores nesta sexta-feira, devido à agenda do presidente norte-americano.

Clique aqui para acompanhar a movimentação de Bush no Brasil em tempo real.

Divulgação
Presidente dos EUA, George Bush, circula em SP sob forte esquema de segurança
Presidente dos EUA, George Bush, circula em SP sob forte esquema de segurança
Bush cruzará São Paulo da zona norte à zona sul ao menos três vezes. Primeiro, ele segue para um compromisso em Guarulhos, pela manhã; no começo da tarde, retorna ao hotel em que está hospedado, o Hilton Morumbi, na zona sul, para um almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para conhecer a ONG Meninos do Morumbi. No final da tarde, Bush segue para o aeroporto internacional de Guarulhos.

Em seus deslocamentos, a comitiva de Bush irá passar por algumas das principais vias da cidade, como a avenida Washington Luis, a marginal Tietê, a 23 de Maio e a rodovia Dutra. Portanto, am alguns momentos, todas elas terão ao menos uma faixa interditada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a passagem da comitiva, em um esquema de trânsito especial e sigiloso, que não oferece alternativas aos motoristas.
Editoria de arte/Folha


Não é apenas a agenda de Bush que altera o trânsito da cidade. A secretária de Estado, Condoleezza Rice, participa de um café da manhã com a imprensa na manhã desta sexta, na marginal Pinheiros, e a mulher dele, Laura Bush, tem compromissos na zona oeste, à tarde.

O esquema de segurança para a visita de Bush é o maior já montado na história da cidade --reúne cerca de 4.000 homens. Diversas ruas do entorno do hotel estão interditadas desde quinta-feira.

Rodízio

Mesmo com os transtornos que as interdições devem causar, a CET decidiu manter o rodízio municipal de veículos, que restringe a circulação de veículos no centro expandido da cidade durante os horários de pico --das 7h às 10h e das 17h às 20h--, por dia da semana, de acordo com o fim da placa do carro.

A frota total de veículos da cidade é de 5,8 milhões. A multa para quem desrespeita o rodízio é de R$ 85,12, além de quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Paulista
Jorge Araújo/Folha Imagem
Manifestantes protestam contra Bush na Paulista; protesto acaba em confronto com PM
Manifestantes protestam contra Bush na Paulista; protesto acaba em confronto com PM


Os motoristas enfrentaram problemas principalmente na região da avenida Paulista, no centro, na quinta-feira.

Uma manifestação que reuniu 6.000 pessoas, segundo a PM, parou a avenida no sentido Consolação e, por alguns minutos, no sentido Paraíso também. Houve confronto entre os manifestantes e a PM, e cinco ficaram feridos.

Aeroportos

Outro efeito que a passagem de Bush por São Paulo deverá causar é uma nova seqüência de atrasos nos horários do aeroporto de Guarulhos. Na quinta-feira, quando o norte-americano chegou à cidade, o terminal fechou por 20 minutos para o pouso do do Air Force One, o avião oficial, e houve mais de 50 atrasos.

Nesta sexta-feira, o fechamento do aeroporto deve ocorrer no final da tarde, quando o movimento é maior.

Leia mais
  • Exército usará "mísseis portáteis" na segurança do presidente Bush
  • Manifestação ocupa Paulista e prejudica trânsito
  • Caminhões do Exército fecham ruas próximas a hotel em que Bush ficará
  • Bush e Lula devem discutir acordo de cooperação sobre biocombustível
  • Segurança de Bush envolve vigilância e acompanhamento de troca de lençóis

    Especial
  • Ao vivo: confira em tempo real a movimentação envolvendo a chegada de Bush
  • Leia cobertura completa sobre a visita de Bush ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página