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09/03/2007
-
10h38
da Folha Online
Reportagem da colunista Eliane Cantanhêde, da Folha de S.Paulo, publicada na edição desta sexta-feira, afirma que a comissão aeronáutica que apura a queda do Boeing da Gol ocorrida em 2006 concluiu que o transponder, o TCAS (sistema anti-colisão) e o rádio do Legacy que bateu na aeronave, provocando sua queda, "funcionavam normalmente e não sofreram nenhuma pane" naquele dia.
O transponder aciona o TCAS (sistema anti-colisão), que avisa os pilotos, visual e sonoramente, em caso de aproximação perigosa de qualquer objeto.
Segundo a reportagem, a conclusão reforça a tese de que houve uma falha humana. Os equipamentos do Legacy, da empresa americana ExcelAire, foram testados nas instalações da Honeywell --fabricante do transponder--, e da ACSS --que produziu o TCAS--, nos Estados Unidos, com acompanhamento de investigadores e técnicos brasileiros e norte-americanos.
"Descartada a falha nos aparelhos, restam duas hipóteses para que o transponder estivesse inoperante durante o vôo: ou foi desligado, de propósito ou inadvertidamente, ou houve alguma falha de instalação no Legacy, que saía da fábrica, a Embraer, e fazia seu primeiro vôo", diz o texto. O caso continua sob investigação.
A queda do Boeing, que fazia o vôo 1907, causou a morte dos 154 ocupantes do avião. É o maior acidente aéreo do país.
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O transponder aciona o TCAS (sistema anti-colisão), que avisa os pilotos, visual e sonoramente, em caso de aproximação perigosa de qualquer objeto.
Segundo a reportagem, a conclusão reforça a tese de que houve uma falha humana. Os equipamentos do Legacy, da empresa americana ExcelAire, foram testados nas instalações da Honeywell --fabricante do transponder--, e da ACSS --que produziu o TCAS--, nos Estados Unidos, com acompanhamento de investigadores e técnicos brasileiros e norte-americanos.
"Descartada a falha nos aparelhos, restam duas hipóteses para que o transponder estivesse inoperante durante o vôo: ou foi desligado, de propósito ou inadvertidamente, ou houve alguma falha de instalação no Legacy, que saía da fábrica, a Embraer, e fazia seu primeiro vôo", diz o texto. O caso continua sob investigação.
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