Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2007 - 17h45

Pane, mau tempo e cachorro causam atrasos em 30% dos vôos

Publicidade

da Folha Online

O mau tempo e a pane em um programa usado no Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília, causaram atrasos de mais de uma hora em 391 dos 1.277 vôos nesta segunda-feira. O número representa 30,6% do total de pousos e decolagens previstos no país.

No aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), um cachorro invadiu a pista e as operações de pouso e decolagem pararam das 7h49 às 8h17, piorando a situação.

Os problemas começaram na manhã de domingo (18), com o fechamento do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por quase duas horas, devido à chuva seguido por problemas em um sistema do Cindacta-1, em Brasília, que prejudicou o tráfego aéreo no Sudeste e no Centro-Oeste. Devido à pane, o espaçamento entre as decolagens foi ampliado, provocando os atrasos em série.

Em entrevista à Folha Online nesta segunda, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou que todos os aviões deverão estar no horário até o final da tarde de hoje. Os atrasos, no entanto, vêm aumentando desde que a nova seqüência de atrasos começou, no fim de semana.

No sábado, quando não houve problemas no tráfego aéreo, os atrasos de mais de uma hora eram de 16,8% do total de vôos. Ontem atrasaram 394 dos 1.670, totalizando 23,5% dos pousos e decolagens.

Blecaute

Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Ministério da Defesa também atribuiu os atrasos à falta de luz em Brasília, sede do Cindacta-1. "Por volta das 15h, houve uma queda de energia no aeroporto de Brasília, o que causou uma degradação dos sistemas da torre para o controle dos planos de vôo" , diz a nota.

Leia mais
  • Atrasos persistem após novo apagão aéreo; governo discute crise

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estragos causados pela chuva
  • Confira o índice UV
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página