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22/03/2007 - 18h14

Confira a íntegra do bate-papo com Leila Suwwan sobre a crise nos aeroportos

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da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com a jornalista Leila Suwwan, da Folha, sobre a crise nos aeroportos do país. O texto abaixo reproduz a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas. Participaram do chat 201 pessoas.

(05:08:16) Leila Suwwan: Olá pessoal, estou aqui para conversar com vocês sobre a crise aérea que vem parando nossos aeroportos nos últimos meses. Vamos começar?

(05:08:34) carola fala para Leila Suwwan: olá Leila, boa tarde. Depois do caos no fim do ano, parece que ninguém aprendeu nada, será q vamos ter esse caos por muito tempo novamente?

(05:09:34) Leila Suwwan: carola, ao que tudo indica, há muitos problemas estruturais e a solução geralmente demora um pouco. Mas não temos previsão de outra crise grande nas próximas semanas.
Folha Imagem
A jornalista Leila Suwwan, que participa de bate-papo da Folha.
A jornalista Leila Suwwan, que participa de bate-papo da Folha.


(05:09:41) Babu fala para Leila Suwwan: como você avalia a atuação de Waldir Pires na crise?

(05:11:01) Leila Suwwan: babu, O ministro hoje reuniu autoridades do setor para fazer um acompanhamento semanal, mas ainda não é certo que ele vá permanecer no cargo. Ele está tendo muita dificuldade para administrar os atritos e, principalmente, a briga entre Aeronáutica e controladores

(05:11:11) Gas fala para Leila Suwwan: Oi Leila, para quem viaja sempre do rio para sp pela ponte aérea e enfrenta atrasos de 1 hora...no total, gasta-se quatra a cinco horas no trajeto, somando atraso, vôo, taxis para chegar e sair do aeroporto... Neste tempo, dá para fazer a mesma viagem de carro. O que vc acha?

(05:12:06) Leila Suwwan: Gas, já ouvi pessoas falarem da opção trem bala para essa ponte aérea. O que aconteceu no final do ano (e o medo no Carnaval) levou muitos a optarem pela opção carro sim..

(05:12:09) Adriana Maria da S fala para Leila Suwwan: Porque os problemas com os aviões só prejudicam o aeroporto de congonhas?!

(05:13:33) Leila Suwwan: Adriana, Congonhas é de longe o mais afetado, você tem razão. Mas no dia 5 de dezembro o espaço aéreo brasileiro praticamente parou. Todo mundo foi afetado. A questão de Congonhas é grave por causa do fechamento por chuvas e a obra na pista principal. O governo também já alerta para a necessidade de um terceiro aeroporto em SP.

(05:14:00) Coração Melão fala para Leila Suwwan: Leila, porque a situação chegou a esse ponto nos aeroportos? Só a negligência das autoridades explica? Eles vêm dizendo que é culpa do aumento de passageiros, mas não dava pra aumentar a estrutura também?

(05:15:39) Leila Suwwan: Coração, sem dúvida, a negligência explica muita coisa. É verdade que houve um aumento de passageiros, mas a culpa não é deles - é da falta de planejamento estratégico para acomodar --no ar e nos aeroportos-- o aumento do número de vôos. O problema de "gestão" já foi reconhecido pelo governo.

(05:15:57) Macarrao fala para Leila Suwwan: ola leila, a imagem do brasil no exterior fica muita afetada com a crise no setor aereo? qual o impacto dessa crise na economia brasileira?

(05:17:30) Leila Suwwan: Macarrao, ainda não vi um estudo compreensivo sobre o impacto econômico da crise aérea dos últimos cinco meses. Há contas sobre os prejuízos que as empresas aéreas tiveram (e querem cobrar do governo) mas ninguém contabilizou o sofrimento dos passageiros, o atraso de cargas, etc. Sim - a imagem do Brasil no exterior está abalada e a crise foi diretamente ligada ao acidente do vôo 1907 da Gol.

(05:17:35) José fala para Leila Suwwan: Leila, vc constatou que as condições de trabalho dos controladores são realmente péssimas, que há abuso e coisa do tipo? Ou há algum tipo de exagero dos sindicalistas?

(05:19:28) Leila Suwwan: José, há uma clara dicotomia na situação que precisa ser resolvida. Os controladores, quase a maioria, são militares, sargentos, e estão sujeitos às condições inerentes do aparato militar. Porém, não querem isso. Reclamam de baixos salários, de truculência da chefia oficial, de excesso de trabalho, mas o estopim foi mesmo o acidente, o estresse e o medo

(05:19:48) Maria Rita fala para Leila Suwwan: Não seria o caso de fechar o aeroporto de Congonhas? Ele está no meio da cidade...

(05:21:49) Leila Suwwan: Maria Rita, fechar Congonhas já poderia causar um colapso so sistema aéreo. Ele opera no limite para atender uma demanda --esse lado é importante, pessoas não querem abrir mão dessa "conveniência". Porém, é verdade que a situação geográfica de COngonhas é problemática, para passageiros, aviões e vizinhança. Mas é preciso um novo aeroporto em SP, como disse antes.

(05:21:58) Cris pergunta para Leila Suwwan: Leila boa tarde, sou estudante de Turismo, gostaria de saber quais as soluções que a nova ministra Marta Suplicy pode trazer para essa crise nos aeroportos?

(05:23:14) Leila Suwwan: Cris, por enquanto, a pasta de Turismo está fora do núcleo da crise --tirando o comentário do ministro Mares Guia de que a "lei de murphy explica". Ainda não sabemos propostas da Marta Suplicy.

(05:23:18) carola fala para Leila Suwwan: Leila, moro perto de Congonhas, na região do Campo Belo, e ´há alguns dias tenho percebido um movimento de aviões esperando para pousar por volta da meia noite. A olho nu, e sem qquer conhecimento de controle aéreo, pude ver dois aviões em rotas muito, mas muito próximas. Será que esse caos nas operações não pode gerar um novo acidente com proporções ainda mais descomunais que o ocorrido com avião da Gol?

(05:24:41) Leila Suwwan: carola, o tráfego se divide em três etapas - torre (pouso, decolagem), aproximação (o app, região proxima de aeroportos) e controle de área (o acc, que é o espaço todo restante). continuo--

(05:26:33) Leila Suwwan: A aproximação de Congonhas, me relatam, é mesmo muito lotada. O fluxo é intenso, pousos e decolagens cronometrados a minutos. Esse trabalho é muito difícil, os controladores precisam coordenar saídas e chegadas vindas de todos os lados. É sim o momento mais delicado. Porém, não é isso sozinho que pode provocar um acidente. No caso do 1907 Gol, houve uma sucessão de erros, e a colisão foi numa área de tráfego mais remoto.

(05:26:38) Perola fala para Leila Suwwan: A crise no sistema aeroviario brasileiro já era de se prever pelas nossas autoridades. Fizeram vistas grossas e agora o problema veio a tona. O que acha que deve ser feito de imediato para tentar evitar o caos total?

(05:27:33) Leila Suwwan: Perola, acho que o caos total já foi contornado. Mas para não voltar é preciso atuar em vários "fronts":

(05:27:45) Roberto fala para Leila Suwwan: olpa leila , boa tarde! ,eu particulamente sou a favor da cpi do apagão aéreo , e vc concorda comigo?, queria saber a sua opinião

(05:28:14) Leila Suwwan: As empresas precisam continuar sendo monitoradas pela ANAC, para evitar problemas como overbooking, retirada de muitos aviões sem acomodação reserva

(05:28:22) Alexis fala para Leila Suwwan: O mercado aeronautico no Brasil é muito fraco. Carente tanto de profissionais como de emprego. Hoje muitos pilotos sao formados em universidades (por ex Tuiuti/PR) porem nao conseguem arrumar emprego. Mas ao mesmo tempo há falta de controladores de vôo. Como se explica isso? Há meio de reverter a situacao? Contratar mais controladores por exemplo, oferecendo salario maior...

(05:28:48) Leila Suwwan: Perola - ainda contigo. A Aeronáutica precisa fazer a manutenção e revisão de seus equipamentos - alguns são mesmo muito velhos e para outros não havia técnicos qualificados.

(05:29:58) Leila Suwwan: Roberto, minha opinião sobre a CPI é que ela dificilmente vai se focar nas raízes da crise que chegou nos aeroportos, ela deve ter um foco, também útil para a população, de averiguar possíveis irregularidades da Infraero, que administra aeroportos, mas não cuda de controle de tráfego aéreo ou de empresas aéreas.

(05:31:31) Leila Suwwan: Alexis, apesar da crise com os controladores, houev procura recorde nos novos concursos. Claro, houve mais interesse pelo concurso de controlador em vaga civil, com um salário um pouco mais alto que o de sargento. É preciso contratar mais, e isso é um plano da Aeronáutica. Já aumento de salário militar é um assunto muito mais complexo.

(05:31:40) José fala para Leila Suwwan: O melhor caminho seria então a desmilitarização? Como ela seria, se é que já existe modelo?

(05:32:44) Leila Suwwan: José, desmilitarizar o controle de tráfego aéreo, por si só, não é solução. É preciso ver como fazer isso, em quanto tempo, e quem vai ser responsável (e competente) para cuidar disso. Há duas propostas (continuo--)

(05:32:52) Alex.sp fala para Leila Suwwan: Leila, Esse transtorno que o país está sofrendo com a crise da aviação é por causa da falta de investimentos e reformas preventivas que não foram realizadas. Você acha que houve desvio de recursos da Infraero de forma indevida e portanto uma necessidade de CPI para apurar os fatos?

(05:33:51) Leila Suwwan: A do grupo de trabalho do governo é criar um novo órgão civil, dentro do ministério da Defesa, e passar todo o setor para lá. A alternativa, extraoficial, é da Aeronáutica. Querem manter essa responsabilidade, mas iriam oferecer aos sargentos a opção de se tornar civis, com um acréscimo de salário.

(05:34:05) Arsene fala para Leila Suwwan: como um ex controlador de vôo do Cindacta I, tenho a dizer que a parte mais esquecida em toda esta estória sempre foi a do controlador, relegado a um salário de fome apesar da tarefa de alta complexidade que envolve a atividade. Há dez anos, as autoridades não ligavam às nossas angustias e reivindicações...por que o fariam agora?

(05:35:04) Leila Suwwan: Alex, as auditorias do TCU mostram que pode ter ocorrido massivos desvios. Mas isso é relativo a obras de aeroportos --a aviação sofreu também com a falta de ampliação de capacidade do controle de tráfego, que não é com a Infraero.

(05:36:30) Leila Suwwan: Arsene, as autoridades agora "ligam" para os controladores porque houve um fator catalisador, um terrível desastre aéreo que destampou muitos problemas, entre eles a insatisfação da categoria. Eles sabem há anos que precisavam melhorar a situação - a evasão é muito grande, como você deve saber.

(05:36:34) fplaier fala para Leila Suwwan: Porquê nenhum reporter, autoridade ou sindicalista fala sobre os compromisssos que o Brasil assumiu após a reunião da ICAO (International Civil Aviation Organization) ocorrida no Rio de Janeiro em maio de 1998 sobre CNS-ATM ?

(05:38:54) Leila Suwwan: fplaier, não sei te dizer. Tenho apenas referências sobre compromissos assumidos com a ICAO com relação ao inglês dos controladores

(05:49:15) Geovanna/UOL: Caros internautas, estamos com um problema em nossa rede. Peço para aguardarem um instante até que o problema seja solucionado. Obrigada!

(05:50:52) Leila Suwwan: fplaier, acho que você se refere ao uso de GPS para o controle de tráfego? Isso ainda está em fase de desenvolvimento, mas não há data de implementação

(05:51:56) Alexis fala para Leila Suwwan: Um jeito de resolver a situacao de Congonhas nao seria deslocando parte dos voos para aeroportos proximos a ele, como por exemplo Guarulhos ou Viracopos, que tem grande capacidade de expansao. Nesse caso as proprias empresas ou mesmo o governo poderia fornecer transporte rodoviario de Guarulhos ou Campinas para a capital.

(05:52:07) GIL fala para Leila Suwwan: Fui e voltei de BH de avão, fui e voltei no horário, em plena 3ª feira,por isso pergunto que crise?????

(05:52:07) Alexis fala para Leila Suwwan: Um jeito de resolver a situacao de Congonhas nao seria deslocando parte dos voos para aeroportos proximos a ele, como por exemplo Guarulhos ou Viracopos, que tem grande capacidade de expansao. Nesse caso as proprias empresas ou mesmo o governo poderia fornecer transporte rodoviario de Guarulhos ou Campinas para a capital.

(05:52:07) GIL fala para Leila Suwwan: Fui e voltei de BH de avão, fui e voltei no horário, em plena 3ª feira,por isso pergunto que crise?????

(05:57:16) Geovanna/UOL: Oi Leila, acho que agora vamos conseguir continuar o bate-papo. Tem duas perguntas, do Gil e do Alexis, gostaria que você as respondesse. Obrigada.

(05:57:24) LeilaSuwwan: Alexis, essa possibilidade já está sendo discutida, inclusive com ligação de trem de alta velocidade entre os aeroportos de SP

(05:57:53) dom fala para Leila Suwwan: leila, essa crise é uma herança do governo FHC que nada vez tbm pelo setor aério em seu governo?

(05:58:08) LeilaSuwwan: GIL, na maioria dos dias, as crise não é sentida. O temor é sempre altas de feriadões e a quebra inesperada de equipamentos

(05:59:21) LeilaSuwwan: dom, sim, há uma herança do governo anterior em termos de planejamento de médio prazo, que estamos sentindo agora

(06:00:51) Antonio fala para Leila Suwwan: Por que só depois do acidente do vôo 1907 é que começaram os problemas? Eles já existiam, não?! Antes do acidente não se falava em crise áerea!

(06:02:00) LeilaSuwwan: Antonio, os problemas já existiam, mas o acidente fez com que todos olhassem para o setor de forma crítica. O que não havia antes do acidente era os controladores vazando suas dificuldades e problemas no sistema

(06:03:14) LeilaSuwwan: Pessoal, estou sendo avisada que o tempo se esgotou. Queria agradecer a participação de vocês.

(06:03:38) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Leila Suwwan e de todos os internautas. Até o próximo!

Especial
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