Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2007 - 15h29

Chuva fecha aeroporto de Congonhas por 16 minutos

Publicidade

da Folha Online

A chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta sexta-feira interrompeu as operações de pouso e decolagem no aeroporto de Congonhas (zona sul) por 16 minutos, a partir das 14h23, para a medição da lâmina de água na pista principal.

De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o fechamento do terminal não elevou o número de atrasos. Dos 185 vôos previstos, quatro foram cancelados e nove tiveram atrasos de até uma hora, até as 15h04.

No país, o balanço da estatal mostra que, da 0h às 12h08, 83 dos 794 vôos previstos sofreram atrasos superiores a uma hora --10,5% do total.

Crise

Entre o último domingo e a segunda-feira (19), problemas em sistemas do Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília, o mau tempo em São Paulo e até um cachorro na pista de Congonhas desencadearam um novo apagão aéreo. Na quarta, uma pane técnica afetou o sistema responsável pelos planos de vôo no Cindacta-2, no Paraná, responsável pelo tráfego aéreo na região Sul e em parte de São Paulo.

Devido à nova crise, a segunda-feira foi o dia mais difícil para os passageiros. Na ocasião, 29% dos vôos atrasaram, ao longo do dia.

Congonhas

O fechamento de Congonhas em dias de chuva é adotado desde o ano passado para evitar que aviões derrapem. Quando as medições apontam que a água acumulada supera 3 mm (um milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado), as operações de pouso e decolagem são suspensas para escoamento.

O aeroporto opera apenas com a pista principal desde o dia 27 de fevereiro último, devido às obras para a reforma da pista auxiliar.

Chuva

A chuva que atingiu São Paulo nesta sexta passou rapidamente pela cidade, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura. Não foram registrados pontos de alagamento.

Por volta das 15h, ainda chovia em regiões, mas a intensidade era maior em municípios da região metropolitana, como Guarulhos e Arujá.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em aeroportos
  • Confira o índice UV
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página