Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2007 - 18h36

Passageiros já enfrentam problemas no aeroporto de Brasília

Publicidade

da Folha Online

Passageiros que precisam embarcar na noite desta sexta-feira no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, já enfrentam problemas. A Infraero --estatal que administra os aeroportos-- admitiu o fechamento, mas não soube explicar o motivo. A Aeronáutica, no entanto, nega que o terminal esteja com as operações interrompidas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a FAB disse que os problemas são causados pelo maior espaçamento entre as decolagens dos vôos que têm São Paulo e Rio como destino. A medida teria sido adotada devido ao intenso tráfego aéreo.

Nesta sexta, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo divulgou um manifesto em nome dos controladores de tráfego aéreo.

O documento, que não tem assinatura, contém ameaças de que a categoria promova um auto-aquartelamento e greves de fome para pressionar o governo a fazer melhorias no setor.

A Folha Online apurou que o movimento já começou e que cem controladores --cerca de 60% do total-- já estão auto-aquartelados e sem comer. Parte deles trabalha entre as 6h e as 14h e não deveriam mais estar no local de trabalho.

Defesa

Em resposta ao manifesto, o ministro Waldir Pires (Defesa) sinalizou nesta sexta-feira que o governo prepara medidas para desmilitarizar o controle do tráfego aéreo brasileiro. Ao mesmo tempo, o ministro exigiu disciplina militar dos controladores.

"Espero que todos os controladores militares, enquanto sejam controladores militares, estejam atentos às suas responsabilidades", disse Pires, que considera as "aspirações" de que o controle aéreo seja civil "legítimas".

Leia mais
  • Controladores podem fazer greve de fome, diz manifesto anônimo
  • Infraero registra retenção de aeronaves em AM e no PR
  • Chinaglia diz que STF não interfere no Legislativo com CPI do Apagão
  • Com ameaça de protesto, Infraero registra atrasos em 16,1% dos vôos
  • Vizinhos do aeroporto de Congonhas vão à Justiça

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  • Leia mais sobre a crise nos aeroportos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página