Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2007 - 17h18

Polícia Federal inicia emissão de passaporte azul em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal implanta a partir de sexta-feira (13) em São Paulo o novo modelo de passaporte. Na cor azul, o documento terá 16 itens de segurança, que devem dificultar a falsificação.

No mês de março, Rio, em São Paulo e no Paraná deixaram de emitir passaportes por dois dias. Em outros nove Estados a emissão também foi prejudicada. O problema foi atribuído à falta de cadernetas, ao processo de transição para o novo modelo --azul-- e uma falha técnica em uma das máquinas da Casa da Moeda, que produz a caderneta.

As mudanças no novo modelo seguem as normas internacionais de segurança estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional --instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

As informações necessárias para obtenção do novo passaporte estão no site da Polícia Federal. A taxa é de R$ 156.
O interessado poderá obter o passaporte na Superintendência da PF, na rua Hugo D'antola, 95, na Lapa (zona oeste), no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo) e nos shoppings Ibirapuera, Eldorado e ABC.

Os solicitantes devem levar a documentação original. Não é necessário apresentar fotografias. As fotos serão feitas nos locais no momento do atendimento. O formulário antigo não será mais aceito.

A solicitação para expedição do modelo antigo --na caderneta verde-- será recebida até quinta-feira (12). Quem já pagou a taxa de R$ 89,71 terá até quinta para dar entrada na solicitação ou requerer a restituição do valor e aguardar a devolução.

O prazo para entrega do novo passaporte será de seis dias úteis na Superintendência da PF em São Paulo e de dez dias úteis nos shoppings e validade do documento será de cinco anos.

As demais delegacias da PF no estado de São Paulo continuarão a emitir o modelo antigo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre passaportes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página