Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2007 - 21h41

Criança de 18 dias morre após desabamento de casa em temporal em Manaus

Publicidade

da Agência Folha

Uma tempestade na manhã desta segunda-feira, em Manaus, provocou alagamentos e desabamentos em toda a cidade. Um bebê morreu e, segundo levantamento da Defesa Civil municipal, cerca de cem famílias ficaram desalojadas.

O menino, que tinha 18 dias de vida, morreu após o desabamento de uma casa, no bairro Jorge Teixeira, na zona leste do município. A mãe não conseguiu tirar o bebê, que estava dormindo, da casa onde morava com outros familiares.

A Defesa Civil registrou ontem cerca de 60 desabamentos --entre casas, muros e barracos-- e 84 deslizamentos de terras. Até o início da noite, foram atendidas mais de 300 ocorrências, a maioria por alagamentos. A região mais atingida foi o norte do município.

O Corpo de Bombeiros estava, inicialmente, levando as famílias atingidas pela chuva a escolas municipais. Depois, elas foram encaminhadas a casas de familiares.

No início da noite, o nível da água em regiões alagadas já tinha começado a baixar, mas a Defesa Civil ainda estava trabalhando na retirada de famílias das áreas de risco.

O prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), decretou estado de emergência no município. Segundo levantamento da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), entre as 5h e 10h de hoje choveu em Manaus o equivalente a 76 mm, quando o esperado é uma precipitação de 20 mm no mesmo período.

De acordo com o 1º Disme (Distrito de Meteorologia) do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), já choveu nos nove primeiros dias de abril em Manaus quase a metade do que é esperado para todo o mês ---300,1 mm. Ainda segundo o Inmet, a previsão para os próximos dias é de mais chuva na capital amazonense.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estragos causados pelas chuvas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página