Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2007 - 16h43

OAB lamenta aprovação de PEC que reduziria maioridade penal

Publicidade

da Folha Online

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, afirmou nesta quinta-feira, em nota, que a decisão de aprovar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal no país é a "mais cômoda para o Estado, mas não a solução para o problema da delinqüência na adolescência".

"É um caminho mais cômodo pegar o adolescente que por algum motivo cometeu um delito e jogá-lo no sistema carcerário brasileiro; mas devemos perguntar se o sistema carcerário do País, uma verdadeira escola do crime, é o melhor local para ressocializar esse adolescente. Não seria melhor assumirmos nossa função de reeducá-los e prepará-los para a sociedade?"

Para Britto, se a PEC for realmente aprovada, a "a sociedade brasileira pode se arrepender, no futuro". "E pode ser tarde quando percebermos que colocamos no sistema carcerário cidadãos que poderiam ser recuperados mais pelos métodos de ressocialização."

Trâmite

Aprovada pela CCJ, a PEC segue para votação no plenário do Senado, em dois turnos. Depois, será apreciada pela Câmara dos Deputados.

O texto, do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), propõe a redução, mas estabelece o regime prisional somente para jovens menores de 18 anos e maiores de 16 que cometerem crimes hediondos. Ele ainda determina que, para ser submetido ao regime prisional, o menor de idade deve ter pleno conhecimento do ato ilícito cometido, com a necessidade de laudo técnico elaborado pela Justiça para comprovação.

A PEC também estabelece que o adolescente deve cumprir pena em local distinto dos presos maiores de 18 anos, além de propor a substituição da pena por medidas socioeducativas --desde que o menor não tenha cometido crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas ou atos de terrorismo.

Leia mais
  • Governo quer derrubar no plenário do Senado redução da maioridade penal
  • CCJ do Senado aprova redução da maioridade penal de 18 para 16 anos
  • Comissão do Senado aprova monitoramento eletrônico de presos
  • Retrato do sistema penitenciário brasileiro é tema de livro

    Especial
  • Enquete: Você concorda com a proposta de redução da maioridade penal?
  • Leia o que já foi publicado sobre a CCJ do Senado
  • Leia o que já foi publicado sobre maioridade penal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página