Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2007 - 14h59

Com chuva, aeroportos de São Paulo registram atrasos em vôos

Publicidade

da Folha Online

Os passageiros enfrentam atrasos nos aeroportos de São Paulo, nesta sexta-feira. Os problemas são atribuídos à chuva, que fechou Congonhas (zona sul da cidade) por aproximadamente uma hora, pela manhã, e prejudicou o tráfego aéreo.

No terminal, 67 dos 173 vôos programados sofreram atrasos até as 14h30, de acordo com registros da Infraero (estatal que administra os aeroportos). O número de atrasos corresponde a 38,7% do total.

No aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana), a Infraero também registra nesta sexta número de atrasos superior aos últimos dias. O balanço da estatal mostrava, às 12h, que a espera superior a uma hora em 40 dos 102 programados para esta sexta (39,2%).

Nos dois terminais, os atrasos atingem tanto pousos como decolagens e refletem em outros aeroportos do país.

Em Congonhas, uma das maiores esperas era de um vôo que saiu de Recife (PE) e deveria ter pousado às 11h10, mas foi confirmado para as 14h20. Em Guarulhos, um vôo que deveria pousar às 12h40, vindo de Porto Alegre (RS), ainda não havia pousado, às 14h55.

Ainda de acordo com o balanço parcial da Infraero, no país, os atrasos atingiram, até as 12h, 209 dos 796 vôos programados --26,3%.

Chuva

Pela manhã, a chuva que atingiu São Paulo interrompeu as operações em Congonhas das 6h29 às 7h14. Desde fevereiro passado, o aeroporto de Congonhas --um dos mais movimentados do país-- fica totalmente fechado sempre que chove forte.

Por determinação da Justiça e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a pista principal do terminal --que está mal conservada e passará por reformas neste ano-- deve ser bloqueada sempre que a água acumulada sobre o asfalto ultrapassa 3 mm (um milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado), para evitar que os aviões derrapem; e a pista auxiliar está fechada para reforma.

Segundo a Infraero, as obras na pista auxiliar devem terminar no final deste mês e as da pista principal começam em seguida, provavelmente no próximo dia 14 de maio. A reforma deve durar 45 dias.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise aérea
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página