Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2007 - 18h42

Dimenstein diz que tumulto foi fato isolado na Virada; prefeitura multa Racionais

Publicidade

da Folha Online

O colunista e membro do Conselho Editorial da Folha Gilberto Dimenstein considerou um fato isolado o tumulto ocorrido na madrugada do último domingo (6) durante o show do grupo Racionais MCs na Virada Cultural de São Paulo. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, durante bate-papo com 689 internautas.

A confusão, que terminou em confronto entre fãs da banda e policiais militares na praça da Sé, resultou em depredações no comércio, um carro depredado, outro incendiado e 11 pessoas detidas. Para a prefeitura, o atraso no início da apresentação dos Racionais foi um dos fatores que levaram ao tumulto e, por isso, o grupo de rap será multado pela administração municipal, antecipou Dimenstein à Folha Online.

Apesar do confronto e das cenas de violência na Sé, Dimenstein afirmou que o evento foi um sucesso e que o tumulto foi um fato isolado. "Não há dúvida de que o show foi colocado no lugar errado e na hora errada, levando em conta o risco que esse tipo de espetáculo traz", disse.

Para ele, o fato mais importante "foram os 3,5 milhões de pessoas que se divertiram pacificamente". "O mais importante é que nunca tanta gente saiu na rua para festejar a arte em toda a história de São Paulo."

Segundo Dimenstein, poder público deve, nos próximos eventos, ser mais cauteloso. "A prefeitura está certa em multar os Racionais".

Apesar disso, ele afirma que o grupo não é o principal responsável pela confusão ocorrida na Sé. "Mas o atraso ajudou a aumentar a tensão. Não é a primeira vez que shows dos Racionais têm pancadaria. E nem é a primeira vez que eles atrasam em shows, o que no meu modo de ver é um desrespeito inaceitável".

Durante o bate-papo, Dimenstein afirmou que a cidade "vive uma crescente efervescência cultural". "Um bom exemplo disso é como a praça Roosevelt está se transformando num pólo de teatro"

"Defendo a idéia de que o centro da cidade deveria ser um bairro 24 horas. E, mais, que os finais de semana oferecessem miniviradas culturais. Seria uma forma de aprofundar identidade com a nossa região histórica e fazer da cidade um espaço maior de convivência".

Leia mais
  • Confira a íntegra do bate-papo com Gilberto Dimenstein sobre a Virada Cultural
  • Prefeitura vai multar Racionais MCs por atraso em show da Virada
  • Leia as colunas de Gilberto Dimenstein publicadas na Folha Online

    Especial
  • Leia as colunas de Gilberto Dimenstein publicadas na Folha (exclusivo para assinantes)
  • Confira como foram os bate-papos anteriores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página