Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2007 - 22h30

Água que apagou incêndio no Centro Cultural São Paulo destrói documentos

Publicidade

da Folha Online

A água usada para combater o incêndio no CCSP (Centro Cultural São Paulo), provocado pela queda de um balão na madrugada desta quinta-feira, atingiu parte do acervo do setor de bibliotecas e exposições.

O fogo abriu um buraco de 400 metros quadrados no teto do CCSP, localizado no bairro do Paraíso (zona sul de São Paulo). Logo após a queda do balão, brigadas de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros controlaram as chamas, mas a água utilizada pelos bombeiros escorreu para o subsolo e atingiu parte do acervo.

O incêndio começou por volta da 0h45 e durou 25 minutos. As chamas atingiram a ala sul do complexo, localizado na rua Vergueiro, 1.000.

Foram danificados dois mil documentos, como fotos e entrevistas com artistas, de um total de 700 mil documentos em processo de tombamento, além das doações de livros, revistas e discos à biblioteca.

O acidente afetou ainda as instalações de uma exposição em que motoboys transmitiam, por meio de celulares, computadores e televisões de plasma, as imagens que colhiam durante o dia. O evento foi inaugurado no último sábado (12), como parte das comemorações dos 25 anos do CCSP.

A Secretaria Municipal de Cultura estimou em R$ 50 mil os gastos com a cobertura provisória. A previsão é de concluir em seis meses as obras de reconstituição do telhado, que ainda não teve os custos estimados.

O complexo do CCSP possui 46 mil metros quadrados. Em 2006, 900 mil pessoas compareceram às diversas atividades artístico-culturais desenvolvidas no espaço como peças de teatro, show musicais e exibições de filmes. O local atingido recebe diariamente 2.000 pessoas de segunda a sexta-feira, número que chega a 3.000 pessoas por dia aos finais de semana.

Leia mais
  • Incêndio fecha biblioteca e área de exposições do Centro Cultural SP
  • Queda de balão causa incêndio no Centro Cultural São Paulo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre incêndios em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página