Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2007 - 22h30

Bosque instala câmeras para coibir abandono de gatos no interior de SP

Publicidade

RENATA BAPTISTA
da Agência Folha

Para coibir o abandono de gatos no Bosque dos Jequitibás, uma das mais antigas áreas de lazer de Campinas (95 km de SP), a prefeitura instalou, nesta semana, um sistema de monitoramento 24 horas no local, com 16 câmeras.

Pessoas flagradas abandonando animais no bosque serão punidas. Pela lei 9.605, de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), maus-tratos contra animais é delito que prevê três meses a um ano de detenção, além de multa.

"Já percebemos que as pessoas estão mais intimidadas em abandonar gatos na região por causa das câmeras. Antes, chegaram a deixar uma ninhada com sete filhotes em um dia", disse a coordenadora do bosque, Eliana Ferraz.

Cerca de 50 gatos que viviam na área --de dez hectares-- foram recolhidos e levados para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da prefeitura.

Segundo Ferraz, o recolhimento ocorreu devido ao risco de contaminação por raiva, já que um morcego infectado pela doença foi encontrado no local.

"Além do bosque não ser o local mais indicado para os gatos, a contaminação pela raiva representaria um risco também para os visitantes e outros animais do local", disse Ferraz.

Rose Muñoz, uma das coordenadoras do site Anjos Abandonados, que trata de doação de animais no município, disse que a prática de abandonar gatos no bosque é antiga.

"Há pelo menos três anos os gatos são deixados lá e são alimentados por voluntários ou entidades", disse Muñoz.

A prefeitura deu início a uma campanha para doação dos gatos encontrados no bosque e que estão no CCZ. Todos os gatos serão doados vacinados e castrados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre maus-tratos a animais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página