Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2000 - 19h08

Litoral de SP recebe reforço de 1.645 PMs

Publicidade

MILENA BUOSI
da Folha Online

O litoral de São Paulo receberá reforço de 1.645 policiais militares na Operação Verão. Do total, 1.222 irão para o litoral sul e Bertioga e 423 para o litoral norte. O programa começará em 26 de dezembro e terminará em 5 de fevereiro. No ano passado, a operação contou com cerca de 1.400 homens.

Os policiais sairão das regiões de Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Marília, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Suzano, Osasco e Ourinhos, segundo a Polícia Militar.

A baixada santista contará com 235 alunos da Academia da Polícia Militar Barro Branco, na zona norte de São Paulo, e com 320 policiais do curso de formação de sargentos, de acordo com dados do setor de Comunicação da PM.

"Tentaremos fazer com que o efetivo da polícia das cidades do interior não sofram tanto com a operação", disse o comandante do CPI-6 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Alberto Silveira Rodrigues, responsável pelas praias do litoral sul e Bertioga.

Além do reforço, pelo menos 200 policias da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), cavalaria, canil, Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta) e do Grupamento Aéreo da capital irão para o litoral como apoio no patrulhamento. Dos quatro helicópteros, três ficarão nas praias do sul do Estado e um nas praias do norte.

O município que receberá o maior número de efetivo é o Guarujá, com 239 homens. Em seguida estão Praia Grande (233), Santos (201), São Vicente (146), Ubatuba (138), São Sebastião (120), Caraguatatuba (118), Bertioga (114), Itanhaém (68), Mongaguá (65), Peruíbe (63), Ilhabela (47), Ilha Comprida (46), Iguape (26), Cananéia (15) e Itariri (6).

A maioria dos policias do reforço fará o patrulhamento a pé pela orla, em dupla. Alguns andarão de quadriciclo, mini-moto e bicicleta. Eles irão dormir em escolas ou ginásios cedidos pelas prefeituras. "Onde não houver cozinha, daremos tickets", afirmou o coronel.

Já os policiais setorizados irão e voltarão das praias nos finais de semana. Segundo o chefe do setor de comunicação da PM, tenente-coronel Renato Penteado Perrenoud, esses policiais atuarão como "coringas" e não terão local de patrulhamento fixo. "Eles funcionarão como reservas para o comandante poder realocá-los quando houver um show, por exemplo", disse.

Também irão participar da operação homens do Corpo de Bombeiros, da Polícia Florestal e da Corregedoria. O número do efetivo dos policias poderá ser alterado durante o verão.

E-mail: painel do webleitor

Clique aqui para ver o site de verão
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página