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21/12/2000
-
04h23
do Agora São Paulo
A execução da principal bandeira de campanha do prefeito Celso Pitta, O Fura-fila, já consumiu R$ 120 milhões dos R$ 146 milhões previstos e a obra, no entanto, está longe do fim.
O Fura-fila está se tornando um dos principais problemas a serem enfrentados pela próxima administração.
O futuro secretário dos Transportes, Carlos Zarattini, diz que vai analisar os contratos e investigar se houve algum desvio de verbas na obra.
Segundo ele, a equipe de transição foi informada de que seriam necessários cerca de R$ 230 milhões para a conclusão do projeto.
"Vamos reavaliar tudo, rever os projetos e os custos e renegociar com as empreiteiras. Já foram gastos R$ 120 milhões até agora na obra. Apenas 50% dela estaria pronta", afirmou Zarattini. "O VLP (Veículos Leves sobre Pneus, o Fura-fila) está parado, não tem obra nenhuma sendo feita lá", afirmou.
Ele disse que vai analisar também os moldes da licitação para a contratação da empresa que vai operar o sistema. A concorrência está suspensa pela Justiça desde o final de outubro.
A continuidade das obras do Fura-fila foi uma das promessas de campanha da prefeita eleita Marta Suplicy. "Continuo sendo contra o Fura-fila, que é um projeto inadequado, não prioritário e que não resolve o problema do trânsito. Mas nós não do PT somos também contra desperdício de dinheiro público. Se a obra está lá, quase pronta, que se acabe", declarou Marta em junho, na época da campanha.
A promessa da futura prefeita é concluir o trecho inicial, entre o Parque Dom Pedro (região central) e o Sacomã (zona sudeste), e estender
o sistema até a Vila Prudente.
"Ainda é cedo para dizer como vamos agir", disse Carlos Zarattini.
Ele disse que a primeira medida relacionada ao Fura-fila será a liberação das vias interditadas pelas obras, como o trecho entre o Parque Dom Pedro e a praça Alberto Lion e a avenida do Estado, entre a praça Alberto Lion e as Juntas Provisórias.
"Para liberar, precisamos de recursos para recuperar as vias, que estão esburacadas por causa das obras. Uma faixa da avenida do Estado continuará interditada", antecipou. "Não sabemos o que o governo Pitta vai deixar no caixa para nós. Estamos voando às cegas".
(Daniela Vianna)
Fura-fila precisará de mais R$ 85 milhões para ser concluído
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A execução da principal bandeira de campanha do prefeito Celso Pitta, O Fura-fila, já consumiu R$ 120 milhões dos R$ 146 milhões previstos e a obra, no entanto, está longe do fim.
O Fura-fila está se tornando um dos principais problemas a serem enfrentados pela próxima administração.
O futuro secretário dos Transportes, Carlos Zarattini, diz que vai analisar os contratos e investigar se houve algum desvio de verbas na obra.
Segundo ele, a equipe de transição foi informada de que seriam necessários cerca de R$ 230 milhões para a conclusão do projeto.
"Vamos reavaliar tudo, rever os projetos e os custos e renegociar com as empreiteiras. Já foram gastos R$ 120 milhões até agora na obra. Apenas 50% dela estaria pronta", afirmou Zarattini. "O VLP (Veículos Leves sobre Pneus, o Fura-fila) está parado, não tem obra nenhuma sendo feita lá", afirmou.
Ele disse que vai analisar também os moldes da licitação para a contratação da empresa que vai operar o sistema. A concorrência está suspensa pela Justiça desde o final de outubro.
A continuidade das obras do Fura-fila foi uma das promessas de campanha da prefeita eleita Marta Suplicy. "Continuo sendo contra o Fura-fila, que é um projeto inadequado, não prioritário e que não resolve o problema do trânsito. Mas nós não do PT somos também contra desperdício de dinheiro público. Se a obra está lá, quase pronta, que se acabe", declarou Marta em junho, na época da campanha.
A promessa da futura prefeita é concluir o trecho inicial, entre o Parque Dom Pedro (região central) e o Sacomã (zona sudeste), e estender
o sistema até a Vila Prudente.
"Ainda é cedo para dizer como vamos agir", disse Carlos Zarattini.
Ele disse que a primeira medida relacionada ao Fura-fila será a liberação das vias interditadas pelas obras, como o trecho entre o Parque Dom Pedro e a praça Alberto Lion e a avenida do Estado, entre a praça Alberto Lion e as Juntas Provisórias.
"Para liberar, precisamos de recursos para recuperar as vias, que estão esburacadas por causa das obras. Uma faixa da avenida do Estado continuará interditada", antecipou. "Não sabemos o que o governo Pitta vai deixar no caixa para nós. Estamos voando às cegas".
(Daniela Vianna)
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