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03/01/2001 - 04h32

Empresa saúda Marta com 400 outdoors

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SÉRGIO DURAN, da Folha de S.Paulo

A prefeita Marta Suplicy (PT), que na campanha eleitoral condenou a poluição visual de São Paulo, foi saudada em seu novo cargo com cerca de 400 outdoors, espalhados por toda a cidade, vários dos quais irregulares.

Os outdoors exibem duas mensagens. Uma diz: "Belezura SP. Marta, confiamos em você"; e a outra é uma frase atribuída a Rui Barbosa, que diz: "De tanto agigantarem os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a ter vergonha de ser honesto".

O "belezura" é uma referência ao apelido que a prefeita deu ao projeto do secretário do Planejamento, Jorge Wilheim, de cuidar da paisagem urbana de São Paulo.

Promovida pela Net Brasil Outdoor (NBO), associação que tem 4.000 pontos de publicidade na capital, a campanha -que ficará 15 dias nas ruas- custaria cerca de R$ 2,4 milhões, caso os outdoors não pertencessem a NBO.

Um dos locais que mais concentra outdoors é o terreno da antiga mansão Matarazzo, na avenida Paulista (zona sudoeste), que pertence à família da prefeita.

Segundo o diretor-executivo da NBO, José Roberto Mor Bittar, a idéia é dar apoio à iniciativa de Marta Suplicy de limpar a cidade da poluição visual. "Queremos oferecer à prefeitura a nossa infra-estrutura na operação limpeza. São 12 viaturas e 35 homens."

Bittar diz desconhecer que os outdoors da NBO cometem irregularidades. "Eu acredito que todos sejam regulares, mas, hoje, qualquer um vê um cantinho, põe a placa e vende."

A NBO congrega 11 empresas de publicidade externa na capital e 118 no Brasil, somando 24.230 pontos de exposição de anúncios em todo o país. Sua especialidade são os outdoors iluminados.

Sobre uma das irregularidades cometidas pelas peças da av. Paulista -a de não exibir o alvará de licença- Bittar diz que "hoje, o processo de regularização na prefeitura é muito lento em comparação à agilidade desse tipo de negócio". "Queremos colaborar, nem que seja preciso convidar os associados que sejam irregulares a se retirar da NBO", diz Bittar.

A mesma disposição foi manifestada pelo Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Estado de São Paulo. De acordo com o presidente da entidade, Júlio Albieri Neto, em reuniões na última semana, os associados entraram em acordo para oferecer seus serviços na operação limpeza prometida pela prefeita.

"É uma disposição séria, devido à situação caótica em que está a cidade", afirma Albieri.

Resposta
A prefeita não se manifestou a respeito dos outdoors. Por meio da assessoria de imprensa, o secretário da Comunicação Social, Valdemir Garreta, declarou que "a prefeitura não foi informada nem tem a menor ligação com a empresa que patrocinou a campanha, e se os cartazes estiverem instalados em locais irregulares, terão de responder por isso".
 

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