Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2001 - 15h49

Prefeitura de SP quer operações de limpeza nos finais de semana

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

A Prefeitura de São Paulo quer realizar operações de limpeza em áreas específicas da cidade em todos os finais de semana. A intenção foi anunciada pelo secretário do Planejamento, Jorge Wilheim, após reunião de secretários com a prefeita Marta Suplicy (PT).

No encontro, concluído por volta de 14h, foi discutido o início do Projeto Belezura, que prevê a limpeza da capital.

"A idéia é diversificar operações nos diversos bairros", afirmou Wilheim. Segundo ele, no entanto, "vai levar certo tempo para São Paulo ficar limpa."

Os contratos para limpeza de bocas de lobo pelas administrações regionais serão refeitos e as secretarias, que estão com dificuldades financeiras, terão de racionalizar procedimentos internos _ diminuir o número de funcionários, cortar gastos extra _ e esperar remanejamentos do Orçamento.

A maioria dos secretários deve ter encontros com o secretário das Finanças, João Sayad, para discutir os problemas de caixa.
Segundo Wilheim, a prefeita fez um apelo para que os responsáveis por anúncios irregulares _ outdoors, faixas e letreiros de loja _ retirem estas propagandas.

"A prefeita apela para que aqueles anúncios em situação irregular sejam retirados", disse Wilheim após o encontro, de que também participaram os secretários da Habitação, Paulo Teixeira, Transportes, Carlos Zarattini, Meio Ambiente, Stela Goldstein, Obras, Walter Rasmudsen e a administradora regional da Sé, Clara Ant.

Segundo Wilheim, as estimativas apontam a existência de entre 700 a 1.000 anúncios irregulares na cidade.
"Decidiu-se um procedimento que tem diversas etapas, que inicia-se com o apelo", disse Wilheim. Segundo ele, ainda não foi definido quando a prefeitura vai começar a multar os responsáveis pelos anúncios irregulares.

O projeto também prevê o envio de uma proposta à Câmara Municipal para uma nova lei de proteção à paisagem, que será debatido na Internet e com entidades civis.

Wilheim também confirmou primeira ação de limpeza, no estádio do Pacaembu, na região sudoeste, no dia 20. Ele apelou para que os moradores da região ajudem a pintar a fachada do local, cuja cor será a do projeto original, bege-claro.

Segundo o secretário, a prefeitura já recebeu oferta de empresários de 20 mil litros de tinta e rolos para pintura.

"Estamos apelando que as empresas contribuam com a cidade de São Paulo fornecendo aquilo que puderem fornecer", disse Wilheim.

Clique aqui para ler mais notícias sobre a gestão Marta Suplicy
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página