Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2001 - 13h21

Vereadores pedem vice-liderança da Câmara a secretário de Marta

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

Um grupo de sete vereadores de pequenos partidos cujos votos foram decisivos para eleger o presidente da Câmara de São Paulo, José Eduardo Cardozo (PT), reivindicaram hoje pela manhã, durante reunião com o secretário de Governo da prefeitura, Rui Falcão, que o vereador Eliseu Gabriel (PDT) assuma a vice-liderança do governo na Casa.

O vice-líder, junto com o líder do governo _ainda não definido_ tem a função de fazer uma "ponte" entre o Executivo e a Câmara, defendendo os interesses da prefeitura no Legislativo.

A prerrogativa de indicar o líder e o vice-líder é da prefeita Marta Suplicy (PT). Ela ainda não definiu nenhum dos seus "representantes" no Legislativo.

"Estamos reivindicando a vice-liderança para ter um melhor entrosamento", disse Rubens Calvo (PSB), que lidera o grupo. "É uma questão de Justiça. Achamos que o Eliseu (Gabriel), por ter renunciado a cargos que cabiam a ele na negociação da mesa, deve ter um papel fundamental no entrosamento entre Executivo e Legislativo."

Estiveram reunidos com Falcão, além de Gabriel e Calvo, Humberto Martins, também do PDT, Antônio Carlos Rodrigues (PL), Roger Lin (PPS), Celso Jatene (PTB) e Rogério Farah (PSD).

Também faz parte do grupo o vereador Antônio Paes da Cruz, o Baratão (sem partido), que não compareceu ao encontro.

Os vereadores Antônio Lauro Campanha (PSB), o Toninho Força São Paulo, e Raul Cortez (PPS) faziam parte do grupo mas estão afastados, depois de terem votado em Roberto Trípoli (PSDB) para a presidência da Câmara, contrariando acordo do grupo.

Em troca do apoio a Cardozo, o grupo obteve cargos na mesa diretora da Câmara. Calvo é 1º secretário da mesa, Rodrigues ficou com a segunda secretaria e Lin é o primeiro suplente da mesa.

Disponibilidade

Calvo nega que o grupo esteja exigindo cargos no governo para manter o apoio à Marta. O vereador afirmou, no entanto, que o atual "grupo dos oito" está disponível para aceitar cargos. "Todos os partidos têm muito a contribuir. Nenhum componente impôs (a indicação do vice-líder) para apoiar a prefeita."

O líder do grupo, no entanto, destacou várias vezes a força dos vereadores e disse que Falcão vai consultar a prefeita sobre a reivindicação. "Estamos otimistas."

Segundo Gabriel, a reunião serviu para mostrar a disposição de colaborar com o governo. "Vamos começar a participação, uma consequência disse é eventualmente fazer parte de alguns cargos."

Calvo afirmou que negocia a vinda de mais vereadores para o grupo e até a volta de Campanha e Cortez.

Myryam Athie e Antônio Goulart, dois vereadores do PMDB que contrariaram a orientação de sua legenda para votar em Trípoli e escolheram Cardozo, estão sendo sondados pelo "grupo dos oito", assim como integrantes da bancada evangélica.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página