Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2001 - 18h16

Zacarias travou "guerra" por controle do tráfico em morro do Rio

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio

O ex-policial militar Zacarias Gonçalves Rosa Neto, 49, ficou conhecido na década de 80, quando travou uma "guerra" pelo controle das bocas-de-fumo do morro Dona Marta com o rival Emílson dos Santos Fumero, o Cabeludo.

Era uma época em que tornaram-se famosos no Rio traficantes como Denir Leandro do Nascimento, o Dênis da Rocinha (morto na noite de segunda-feira), e Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, que controlava o tráfico no complexo do Caju (zona norte) e no morro do Adeus (Bonsucesso, zona norte).

Na disputa pelo Dona Marta nos anos 80, Zaca herdara os pontos-de-venda de drogas do traficante conhecido como Perereca. Cabeludo, que dominava a parte baixa da favela, tentou assumir o controle de todo o morro.

Em outubro de 1987, a guerra entre os dois levou pânico aos moradores da favela e de Botafogo. Para surpreender os rivais, os traficantes atiravam nos transformadores, deixando a favela às escuras.

Foram 14 dias de tiroteios diários e de mortes.

Após os confrontos, Zaca acabou preso por tráfico de drogas. Em janeiro de 1988, Cabeludo foi assassinado, aos 32 anos, quando tentava roubar um carro na Tijuca (zona norte).

Zaca voltou a ganhar notoriedade ao voltar a disputar, mesmo de dentro da prisão, o controle do morro com o traficante Márcio Amaro de Oliveira, o Marcinho VP, do Comando Vermelho.

Segundo a polícia, após a prisão de Marcinho VP, em abril do ano passado, Zaca teria dominado o tráfico na favela. Marcinho VP ficou famoso pela ligação com o cineasta João Moreira Salles.

Os dois se conheceram durante as filmagens do documentário "Notícias de uma Guerra Particular", dirigido por Moreira Salles.

Zaca nega a acusação e diz que, desde a fuga da prisão, em agosto de 1999, não se envolve mais com o tráfico de drogas.

De acordo com a polícia, no ano passado houve pelo menos duas tentativas de retomada de poder por traficantes a mando de Marcinho VP. Numa delas, um adolescente morreu.

Zaca é ex-PM. Ele foi expulso da corporação em 1973, por indisciplina e envolvimento com o crime.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Fogão Fogão De diversas marcas a partir de R$ 358,20

Notebook Notebook Windows 8, LED, Intel" Core a partir de R$ 799,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página