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11/01/2001 - 15h29

Projeto do Fura-fila propicia superfaturamento, diz secretário

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FABIANE LEITE
da Folha Online

O secretário dos Transportes da cidade de São Paulo, Carlos Zarattini, disse que a falta de um projeto detalhado para a implantação do Fura-fila pode ter sido uma maneira de propiciar o superfaturamento da obra.

Segundo Zarattini, foi a falta de planejamento que causou o acréscimo de R$ 84 milhões no custo do veículo. A estimativa inicial do valor do Fura-fila era de R$ 146 milhões, mas serão necessários R$ 230 milhões para concluir a obra, segundo verificou a nova administração após reunião com os antigos responsáveis pelo projeto.

"É uma obra que se iniciou sem se ter nenhuma experiência anterior, sem ter sido feito um aprofundamento. Não foi contratado um projeto detalhado, executivo. Foi contratado um projeto básico, geral, em que você não consegue detalhar o que tem de ser feito", afirmou o secretário, após encontro com a prefeita Marta Suplicy (PT).

"O que foi vendido pelo governo Pitta (Celso Pitta, ex-prefeito, em cuja administração o Fura-fila começou a ser construído), de que era uma obra barata, a hora que a coisa começa a se desenrolar virou um projeto caro. Essa é uma maneira tradicional de se superfaturar projetos aqui no Brasil", disse ainda o secretário.

De acordo com Zarattini, a partir de agora a secretaria só irá contratar por meio de projetos executivos.

Já foram gastos R$ 120 milhões com o Fura-fila. Destes, a prefeitura ainda deve R$ 27 milhões à empreiteira da obra, Queiroz Galvão.

A obra do Fura-fila está paralisada. A nova administração aguarda um financiamento de R$ 266 milhões para o veículo e para a construção de dois corredores de ônibus prometido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Zarattini afirmou que será feita uma nova avaliação dos custos do Fura-fila, que ainda não tem prazo para terminar.

Clique aqui para ler mais notícias sobre a gestão Marta Suplicy

 

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