Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2001 - 04h50

Um dos líderes do PCC está preso no RS

Publicidade

da Agência Folha

O superintendente da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul), Airton Michels, confirmou para a Agência Folha somente a presença do detento Marcos Herbas Camacho, o "Marcola", em penitenciárias do Estado.

"Marcola" é um dos principais líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), que organizou rebeliões em 29 presídios no Estado de São Paulo no último domingo.

Michels negou enfaticamente a possibilidade de outro líder da facção, conhecido como "Geleião", também estar em um presídio do Rio Grande do Sul.

"Marcola" pode ter orientado as rebeliões ocorridas no domingo a partir de um telefone celular, que ele teria utilizado dentro da Penitenciária Modulada de Ijuí, mesmo não tendo sido encontrados aparelhos no local.

A Agência Folha apurou que, entre dezembro e janeiro, foram apreendidos alguns celulares no Presídio Central, localizado em Porto Alegre, e no Presídio Estadual do Jacuí (RS). Por eles, os presidiários se comunicavam com o exterior dos presídios.

"Marcola" será mantido no presídio de Ijuí. Não houve reações formais à aceitação da transferência do detento para uma penitenciária do Estado.
Entretanto, existem restrições populares na região de Ijuí, cujo
presídio é considerado de média segurança. "Marcola" teria sido transferido para a Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas). No entanto, o Judiciário, na comarca, não o aceitou.

"Aceitamos o pedido (para a transferência, que ocorrera na última sexta-feira) de São Paulo porque o Rio Grande do Sul é um Estado da Federação e tem de colaborar no combate ao crime", afirmou Michels.

A transferência de detentos de São Paulo para as penitenciárias do Rio Grande do Sul começou a ser tratada no mês de janeiro, durante a reunião do Fórum Permanente de Dirigentes Penitenciários do Brasil.

Leia especial sobre a rebelião
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página