Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2001 - 19h34

PF diz que traficante resgatado em SP é "homem forte" de Beira-Mar

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

O chefe da Divisão de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal em Brasília, Getúlio Bezerra Santos, confirmou que o preso Leomar de Oliveira Barbosa, um dos resgatados hoje pela manhã na rodovia Anhanguera, em São Paulo, quando era levado para um presídio em Assis, no interior do Estado, é homem forte do traficante foragido Fernandinho Beira-Mar.

Barbosa foi preso pela PF em 1999, com 157 kg de cocaína em um avião que pousou em uma pista clandestina no oeste de São Paulo. A droga vinha do Paraguai.

"Realmente para a gente é um golpe. Mas começamos tudo de novo", disse Santos. Segundo ele, Barbosa é um dos principais "consorciados" do traficante foragido no Mato Grosso do Sul.

O resgate ocorreu com armamento pesado e três veículos quando Barbosa e o detento Marcelo da Silva Soares voltavam respectivamente para as prisões de Assis e Franco da Rocha depois de terem prestado um depoimento no Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) de São Paulo. Policiais ficaram feridos na ação.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo vai investigar o resgate, pois há suspeita de participação de funcionários.

Durante a ação, Soares teria dito aos policiais que o acompanhavam ser um membro do PCC (Primeiro Comando da Capital), organização que "patrocinou" as 29 rebeliões no Estado de São Paulo entre domingo e segunda.

Segundo a reportagem apurou, Barbosa já teria passado por várias penitenciárias do Estado, o que facilitaria uma possível ação de resgate durante as transferências.

No ano passado, a polícia conseguiu abortar um resgate de Barbosa ao prender sua mulher, Cintia Muniz da Cruz, e o assaltante Marcelo Oliveira Pereira Martins, que estariam planejando a ação.

O delegado-substituto da Delegacia de Entorpecentes do Rio, Paulo Guimarães, que está tentando capturar Beira-Mar, disse que Soarez pode ter dito ser membro do PCC "para impor temor". Ele ainda não sabia que o resgatado era realmente um dos membros da quadrilha do traficante.

No entanto, Guimarães também diz que acha difícil Beira Mar ter planejado a ação de resgate, por estar sendo cercado pela polícia. "Fernandinho não está com essa possibilidade", afirmou.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Marco Vinício Petrelluzzi, disse nesta manhã que "todos os presos dizem ser integrantes do PCC" e não confirmou a hipótese da quadrilha ter comandado o resgate.

Santos afirmou que não faria "ilações" sobre os possíveis responsáveis pelo resgate.

Leia mais:

  • Petrelluzzi não vê relação de resgate com rebeliões


  • Polícia prende suspeito de participar de resgate de presos em SP


  • Polícia paraguaia caça Beira-Mar


  • Criminosos resgatam traficantes na via Anhanguera

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade