Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2001 - 04h32

Autor de manifesto do PCC é transferido de madrugada

Publicidade

do Agora São Paulo

O detento L.R.Z. foi transferido da Penitenciária do Estado para o COC (Centro de Observação Criminológica) na madrugada de ontem.

Segundo o governo, L.R.Z. foi transferido porque corria risco de morte.

Integrantes da facção dizem que ele foi arrancado à força da cela por agentes penitenciários.

L., 39, seria um colaborador do PCC (Primeiro Comando da Capital) na elaboração do manifesto divulgado na semana passada.

No texto, a facção questiona a aplicação da lei por parte do governo e ataca o secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, e o governador em exercício, Geraldo Alckmin.

Para hoje, L. prometia a divulgação de um novo manifesto com mais questionamentos sobre a administração do sistema penitenciário.

A liderança do PCC acredita que o "sumiço" do preso seja uma tentativa da secretaria da Administração Penitenciária de calar a boca do partido, já que ele seria um intermediador entre o PCC e a imprensa.

"Os agentes invadiram a cela às 3h da manhã e apreenderam os documentos elaborados, a máquina de escrever e o celular", contou Gulu, um dos cabeças da facção.

O líder disse que toda a cadeia está preocupada e revoltada com o remanejamento do preso. Segundo a secretaria, L. foi transferido para o COC, localizado no complexo do Carandiru.

Informações extra-oficiais indicam que outros presos também teriam sido transferidos na madrugada de ontem.

A secretaria confirmou que L. foi removido às 3h de ontem e que está sendo mantido incomunicável em uma cela isolada. Ele também não pode receber visitas.

A diretoria do COC afirmou, no entanto, que não recebeu presos durante a madrugada.

Até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa da secretaria não havia esclarecido as divergências de informações entre os diferentes órgãos ligados à pasta.

A secretaria não explicou o que foi feito dos documentos que estavam com L. nem da máquina de escrever.
(FSP, RM e DV)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página