Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2001 - 12h33

Fernandinho Beira-Mar tentou fugir da Colômbia de helicóptero

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

Um helicóptero enviado do Brasil para as selvas colombianas estaria tentando retirar do país o narcotraficante brasileiro Luis Fernando da Costa, o "Fernandinho Beira-Mar", que estaria ferido.

Junto com ele fugiria um dos líderes da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). A notícia foi publicada ontem pelo jornal "El Tiempo", de Bogotá.

Segundo o jornal, o helicóptero tentou romper o cerco de 3.500 militares sobre "Beira-Mar" e seu sócio das Farc, Tomás Molina, conhecido como "Negro Acácio".

O jornal acrescentou que a informação foi descoberta em "uma interceptação de satélite" efetuada pelo serviço de inteligência militar.

De acordo com o "El Tiempo", Fernandinho Beira-Mar e Negro Acácio "tinham convertido a zona de fronteira em uma fortaleza da coca, com tentáculos no Brasil, Paraguai, Venezuela, Peru, EUA, Holanda e na república africana de Gana", segundo revela a contabilidade apreendida durante a operação das Forças Armadas.

O jornal destacou que "pela primeira vez o negociador de paz das Farc, Raúl Reyes, aparece relacionado com o tráfico de drogas dentro do organograma da rota internacional".

"O nome de Reyes se junta à lista de potenciais guerrilheiros extraditáveis que hoje estão na mira do FBI (polícia federal nort-americana)", disse o "El Tiempo".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página