Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2001 - 16h01

Petrobras usa 50 toneladas de equipamentos para salvar plataforma

Publicidade

da Folha Online

As equipes de técnicos da Petrobras, mergulhadores e voluntários que trabalham na P-36 já conseguiram vedar vários pontos de ventilação da plataforma para expulsar a água dos compartimentos de flutuação, embaixo do convés.

A empresa se prepara para iniciar o trabalho de injeção de ar comprimido ou nitrogênio nos compartimentos alagados, tão logo sejam instaladas as conexões entre a plataforma e as bombas injetoras.

Os pontos serão vedados por mantas metálicas ou badoques, explicou o gerente executivo da área sul-sudeste de exploração e produção da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga. Ele explicou que, com a expulsão da água dos compartimentos, a P-36 pode vir a flutuar e ganhar estabilidade.

Onze técnicos da empresa holandesa Smit, especializada em salvamento de embarcações, estão reunidos com a equipe técnica da Petrobras.

O equipamento de salvamento trazido da Europa pesa 50 toneladas. São bombas de alta sucção e mangueiras.

Os aparelhos trazidos no avião militar russo Ilyushin 76 foram desembarcados, e estão sendo transportados por uma rodovia até Macaé.

O gerente-executivo da área Sul-Sudeste de exploração e produção da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga, informou que as operações de salvamento começam amanhã. A idéia é utilizar as bombas para acelerar a retirada de água da plataforma.

As informações são da Agência Brasil.

Leia mais notícias sobre o acidente na P-36
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página