Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2001 - 20h44

Presos arrombaram portão de cadeia em SP com caminhão

Publicidade

GILMAR PENTEADO
da Folha de S.Paulo

Um grupo de cerca de 15 presos conseguiu derrubar três portões de ferro do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Vila Prudente, na zona sudeste de São Paulo, usando um caminhão que abastece a unidade, para tentar fugir por volta das 17h de hoje.

Segundo funcionários, de cinco a sete detentos conseguiram escapar, mas três teriam sido recapturados. O 21º Batalhão da PM informou que dois funcionários ficaram feridos, um atingido por tiros e outro por estiletadas. Nenhum corria risco de morte.

O tumulto ocorreu depois do final das visitas familiares. Presos da cela 17 da ala 3 pediram atendimento médico. Ao entrar na cela, um funcionário foi rendido e levado como refém até o prédio da cozinha, onde estava um caminhão que trazia alimentos.

Com duas armas, eles teriam rendido o motorista e entrado no veículo. O caminhão foi usado para derrubar o portão do prédio da cozinha e os dois portões do prédio da administração.

O veículo só foi parado ao entrar no pátio externo do CDP. Segundo um funcionário, agentes (que não podem andar armados) e PMs dispararam contra o grupo. "Se depender só da PM estamos perdidos", disse esse funcionário, que não quis se identificar. "Qualquer carro derruba os portões. Isso mostra a insegurança da cadeia", afirmou.

No tiroteio, de cinco a sete presos teriam conseguido fugir. Familiares confirmaram que alguns agentes estavam usando armas. Segundo os parentes, os oito presos que não conseguiram fugir foram espancados.

A Polícia Militar informou que, depois do tumulto, houve um princípio de motim, que teria sido controlado logo depois.

De acordo com funcionários do CDP, os detentos que tentaram escapar faziam parte de um grupo de 500 que acabaram sendo transferidos da Penitenciária do Estado após a série de rebeliões organizada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital, organização criminosa que age nos presídios do Estado) no mês passado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página