Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2001 - 12h23

Policial é acusado de matar garoto em MT

Publicidade

da Agência Folha

O menor Nilson Pedro da Silva, 15, foi supostamente morto por um tenente da PM, na madrugada de ontem, em Rondonópolis (MT). O rapaz foi atingido por dois tiros na cabeça e um no abdômen.

A morte foi gravada por uma equipe da TV Rondonópolis. Nas cenas, o adolescente aparece desarmado.

Nilson e o amigo Ronilson Oliveira, 19, foram abordados em uma moto por policiais que averiguavam uma denúncia de roubo. Ronilson se entregou e foi algemado, enquanto Nilson tentou escapar, se escondendo nos fundos de uma casa.

O tenente Denis Marcelo Coutinho teria, então, efetuado os primeiros disparos e, mesmo com o rapaz dominado, o atingiu na cabeça.
Coutinho sofreu um ferimento no braço, durante a ação, e está internado no Hospital Militar. Ele acusa Nilson pelo disparo, que teria saído da arma do próprio policial.

Os outros dois policiais que participavam da busca pelos ladrões foram recolhidos ao 5º Batalhão Militar, como medida de segurança. Em depoimento, eles disseram que o adolescente teria atirado no tenente Coutinho. O secretário da Segurança Pública do Estado, Benedito Cordelino, não foi encontrado para comentar o caso.

De acordo com o major Catarino Rocha, comandante de operações da PM, será instaurado inquérito para apurar as responsabilidades. "Já solicitamos o acompanhamento do Ministério Público para investigar a fundo."

Ronilson compareceu à Delegacia Municipal de Rondonópolis no final da tarde de ontem e encaminhou uma queixa-crime para a Corregedoria da Polícia Militar, acusando os policiais por tortura. Ele passou por exame de corpo de delito.

O promotor Romildo Nunes deve iniciar o processo investigatório na próxima segunda-feira.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página