Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2001 - 19h45

Marta evita tocar em assuntos polêmicos ao divulgar balanço

Publicidade

da Folha Online

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), evitou falar de assuntos polêmicos ao divulgar hoje o balanço de 90 dias de governo. Ela não se referiu, por exemplo, aos contratos de limpeza, alvo de denúncias de irregularidades, e à concorrência para a contratação de perueiros, que foi anulada pela prefeitura e causou revolta na categoria.

Marta apenas mencionou a criação de vias rápidas para ônibus na área dos transportes. Ao falar da secretaria de Infra-Estrutura Urbana, que cuida dos contratos de limpeza, ela preferiu destacar algumas obras que estão em execução.

Ao conceder entrevista, no entanto, a prefeita falou da CPI proposta pela oposição para investigar os contratos. Ela disse que os oposicionistas tiveram oportunidade de criar esta investigação mas preferiram outra CPI.

Na avaliação dos 90 dias, Marta falou do que herdou da gestão anterior e das primeiras providências _como corte de contratos considerados caros.

O balanço anunciado hoje pode enfraquecer as eventuais avaliações da imprensa e da oposição quando Marta completar cem dias de governo.

A assessoria da prefeita informou que a divulgação vinha sendo preparada "há muito tempo" e que não houve intenção de prejudicar outras análises do governo municipal.

Veja os pontos do balanço destacados pela prefeita:

Social

Destacou a criação de uma lei que confirma os direitos dos moradores de rua. Amanhã, será divulgado o início de seus projetos sociais voltados para crianças, jovens e pessoas de mais de 40 anos que não conseguem emprego.

Disse que os preços em sacolões foi diminuído em 15% e que a secretaria do Abastecimento economizou ao trocar o fornecedor do Leve-Leite.

Afirmou que a prefeitura equipou 33 escolas e abrirá 100 das 870 escolas nos finais de semana para lazer. Duzentos professores para creches foram contratados.

No setor de saúde, destacou o fato da prefeitura ter voltado a receber dinheiro da União após iniciar o "desmonte" do PAS (Plano de Atendimento à Saúde), além da descentralização com a criação de 41 distritos de saúde e a implantação do Programa de Saúde da Família.

O setor habitacional também teve corte de R$ 5,2 milhões dos gastos, disse Marta, obtida com a revisão de contratos.

A prefeita falou ainda ainda a criação de atendimento específico para mulheres vítimas de violência e de programas para jovens, como oficinas para grafiteiros.

Cultura e Esportes

A secretaria de Cultura, afirmou a prefeita, realizou 380 eventos e o teatro municipal fará eventos para trabalhadores no dia 1º de maio, Dia do Trabalho.

A secretaria de Esportes, disse Marta, economizou R$ 5 milhões na reforma do autódromo de Interlagos. Ela destacou ainda a limpeza e reformas no estádio do Pacaembu.

Urbanismo

Na área de infra-estrutura Urbana, Marta falou da recuperação de galerias, viadutos e de melhorias no serviço de iluminação.

A prefeita voltou a dizer que a questão dos ambulantes é uma das mais difíceis de solucionar.

A secretaria do Verde, disse Marta, prepara um parque em Interlagos e outros projetos ambientais.

Servidores

Marta também destacou ter pago os 3,26% de reajuste prometidos pelo ex-prefeito Celso Pitta ao funcionalismo _mas não cumpridos _ e falou da ampliação do benefício do vale-refeição.

Segurança

Marta destacou a colocação de guardas civis municipais fixos em 501 das 870 escolas. Outras 369 ainda não têm o serviço, mas segundo a prefeita são fiscalizadas por policiais militares que fazem ronda motorizada.

Parcerias

As parceria com o Estado, que vêm sendo articuladas pela prefeita para a construção de piscinões, por exemplo, segundo Marta, dependem ainda "da boa vontade do governo estadual e de caixa".

Por fim, a prefeita destacou que ampliou os contatos da prefeitura com outros países e organismos internacionais.

Leia mais:

  • Marta admite que falhou na comunicação com vereadores e população

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página