Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2001 - 11h06

Problema em válvula deve ter causado vazamento na P-7, diz FUP

Publicidade

da Folha Online

Problemas em válvulas que controlam a expansão de gás devem ter causado o vazamento de óleo na plataforma P-7 da Petrobras, na bacia de Campos, Rio, informou a FUP (Federação Única dos Petroleiros).

A P-7 produz cerca de 16 mil barris de petróleo e 81 metros cúbicos de gás por dia, segundo a federação.

"Ocorreu o que a gente chama de blow-out, quando há pressão de gás e houve uma expansão dele. Há válvulas especiais que minimizem isso. As válvulas devem ter falhado causando o derramamento", disse o diretor da FUP, Newton Carneiro.

Ele disse acreditar que a mancha de óleo é de cerca de 8 quilômetros. O Sindicato dos Petroleiros fala em 10 quilômetros. A Petrobras não soube informar o tamanho da mancha e a quantidade vazada. De acordo com Carneiro, há informação de que o vazamento já estaria controlado.

Segundo Carneiro, trabalham 145 funcionários na P-7. O vazamento ocorreu durante a madrugada.

Os funcionários foram retirados da plataforma e ninguém ficou ferido.

O diretor da FUP disse que há integrantes da brigada de incêndio na P-7. Segundo ele, não há mais riscos de explosão. "Se tivesse de explodir, já teria acontecido", disse. "O risco é mais ambiental".

Carneiro informou que a P-7 opera há pelo menos 10 anos. Ela é uma plataforma de produção e complementação, ou seja, vai de um poço a outro. Ela está operando no poço PI-12, realizando testes no campo de exploração Bicudo.

Leia especial sobre plataformas da Petrobras
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página