Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2001 - 12h52

Mancha de óleo da P-7 é de 10 km, diz sindicato dos petroleiros

Publicidade

da Folha Online

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF)informou, em nota divulgada à imprensa, que a mancha de óleo com o vazamento na Plataforma P-7 da Petrobras é de cerca de 10 km. A estatal, no entanto, informou que o vazamento foi de 13 mil litros de óleo, o que equivaleria a "meio caminhão tanque".

Veja a nota do sindicato:

"Na madrugada de hoje, às 4h45, na plataforma de P-7, trabalhadores realizavam uma intervenção no campo de Bicudo 12, colocando um equipamento (grave pack) para retenção de areia. Na hora de estimular o poço, ele se descontrolou (blow-out).

Os trabalhadores chegaram a acionar o BOP _válvula de fechamento de emergência, mas não funcionou.

No momento do incidente, cerca de 143 pessoas estavam a bordo. Trinta e sete trabalhadores (brigada de incêndio e emergência) ficaram a bordo, o restante foi transferido para as plataformas de Enchova e Pampo.

Não há vítimas, mas ocorreu um vazamento de óleo e a mancha já atinge cerca de 10 km, só às 11h que conseguiram jogar as bóias de contenção de óleo.

Para a direção do Sindipetro-NF, se os acidentes estão acontecendo com tanta frequência é porque a política de segurança da empresa está equivocada.

A P-7 tem uma produção líquida de 2.200 metros cúbicos de óleo por dia e 200 metros cúbicos de gás ao dia."

Leia especial sobre plataformas da Petrobras
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página