Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2001 - 10h20

Brasil já tem 5ª maior população mundial, mas expansão diminui

Publicidade

da Folha Online

A população brasileira cresceu cerca de dez vezes ao longo do século 20. Se nos anos 50 o Brasil ocupava o oitavo lugar no ranking mundial, em 2000 ele passou para o 5º lugar: já são 169.590.693 de habitantes.

O Brasil tem hoje 2,8% da população mundial (que está em torno de 6,1 bilhões de habitantes), segundo pesquisa divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o instituto, o país mais populoso é a China, seguido da Índia. Depois estão Estados Unidos e Indonésia.

A taxa média de crescimento anual no período 1991 a 2000, de 1,63%, porém, foi uma das mais baixas já observadas.

Isso indica que continua a cair a taxa de fecundidade, processo iniciado nos anos 70.

Nesse período, houve uma queda de 15,54% na taxa de crescimento, permanecendo a tendência de redução revelada em censos anteriores (os censos e pesquisas populacionais são feitos no Brasil desde a penúltima década do século 19).

A maior parcela do aumento populacional, em termos absolutos, corresponde à região Sudeste, que absorve 41,98% do crescimento total do país.

Esta indicação foi encontrada em todos os recenseamentos, segundo o IBGE. A região Nordeste, que possui o segundo maior contingente populacional do país, mantém a tendência de declínio em sua participação nacional: social, produtiva e economicamente.

Os Estados mais populosos do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná) concentram sozinhos 60,14% da população total do país. Os cinco primeiros mantêm essa posição desde 1940. O Paraná só entrou na lista a partir de 1950 (na posição pertencia ao Estado de Pernambuco).

Em relação aos municípios, os cinco mais populosos _São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza_ concentram 13,60% da população do país. Em São Paulo, esse índice é de 6,14%.

Dos 15 municípios mais populosos, 13 apresentaram população superior a 1 milhão de habitantes.

Leia especial sobre pesquisas

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página