Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2001 - 15h42

Carcereiros acusados de facilitar fugas são presos em Americana

Publicidade

da Folha Online, em Campinas

Dois carcereiros que disseram ter sido feitos reféns durante o resgate de presos na Cadeia Pública de Americana (150 km de São Paulo), na última segunda-feira, foram presos ontem à noite. Na ocasião 27 homens fugiram.

Os carcereiros são acusados de ter facilitado a ação dos presos. Segundo levantamento da polícia, duas armas foram entregues aos detentos, por R$ 30 mil.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Americana, Maria José Espadinha, confirmou que um preso denunciou o plano de fuga pelo valor declarado.

O delegado seccional de Americana, Paulo Jodas, disse que pouco depois do resgate a polícia recebeu a informação de que a ação teria sido planejada por um carcereiro. Ele não revela os nomes dos agentes.

"Mantivemos isso em sigilo e pudemos, nesses dois dias de trabalho, com muitas investigações, apurar que pelo menos um dos carcereiros está envolvido com os presos". Um dos dois carcereiros presos, segundo o delegado, já foi indiciado por tráfico de drogas.

O delegado pediu a prisão provisória, por 30 dias, dos policiais. Os dois foram levados para um presídio especial da Polícia Civil, em São Paulo.

Ele disse que, de todos os carcereiros que vieram trabalhar em Americana, com a implantação da nova cadeia, 30% foram demitidos por "incompatibilidade com a função policial".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página