Henry Sobel afirma ter feito acordo sobre furto de gravatas
DENYSE GODOY
da Folha de S. Paulo, em Palm Beach
O rabino Henry Sobel, presidente licenciado do rabinato da CIP (Congregação Israelita Paulista), disse ontem já ter feito um acordo com a Promotoria do condado de West Palm Beach (Flórida) sobre a pena pelo furto de gravatas de grife. Ele foi detido em 23 de março após um circuito de vídeo flagrar o furto.
Em entrevista à Folha, por telefone, Sobel disse que terá de prestar seis meses de serviços comunitários no Brasil.
O julgamento de Sobel será hoje, às 8h15 (hora local), em West Palm Beach. Ele responde por três acusações de pequenos furtos (duas das quatro gravatas teriam sido levadas da mesma loja, a Giorgio Armani). O crime não deve ser punido com a prisão do rabino. As gravatas valem US$ 680 (R$ 1.319, pelo dólar de ontem).
Sobel será representado pela sua defesa no julgamento. Ele está no Brasil e se disse confiante na Justiça norte-americana. "Tenho plena confiança na Justiça. Gostaria de esquecer esse episódio, embora saiba que é difícil", afirmou. "Se não dá para apagar, eu quero superar."
Acordo
Segundo ele, o acordo com a Promotoria prevê ainda acompanhamento por psicólogo, para "garantir que os problemas com a medicação que toma não se repitam". Na ocasião do furto, o religioso disse ter tomado remédios sem orientação médica.
Ao voltar ao Brasil, Sobel chegou a ficar internado entre 30 de março e 8 de abril no Hospital Israelita Albert Einstein, no Morumbi (zona sul de SP). A internação ocorreu para tratamento de transtornos de humor e alterações de comportamento.
A Folha não conseguiu falar ontem com a Promotoria em Palm Beach -era Memorial Day, feriado nos EUA.
Leia mais
- Acusado de furto nos EUA, Henry Sobel diz ser difícil explicar o que aconteceu
- Henry Sobel diz que sai "leve e alegre" de encontro com Bento 16
- Gestão Serra quer privatizar 7 rodovias ainda neste ano
- Pai que esqueceu bebê em carro é denunciado por homicídio
- Santa Catarina registra -5ºC nesta terça-feira; temperatura é menor do ano
Especial

