Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2001 - 10h27

"Espero que Deus me proteja no domingo", diz Marta sobre cirurgia

Publicidade

MARIANA VIVEIROS
da Folha de S.Paulo

"Estou com muito boa saúde; espero que seja uma cirurgia simples e para o bem. Espero que Deus me proteja em tudo o que vai acontecer domingo." A afirmação, feita pela prefeita Marta Suplicy (PT), 56, revela um pouco do seu estado de ânimo às vésperas da cirurgia para retirada de três nódulos da tireóide.

Marta será operada neste domingo no Hospital Albert Einstein. Ela chegou hoje de uma viagem de seis dias a Genebra (Suíça), onde participou de uma feira de turismo de negócios.

Apesar de fazer questão de afirmar que não estava aflita, e sim "calma" e "tranquila" sobre a operação, a prefeita demonstrou preocupação com o fato de o procedimento necessitar de anestesia geral e disse esperar que os nódulos sejam benignos.

"Não é uma cirurgia perigosa. A única coisa chata é que tem anestesia geral", afirmou ao desmbarcar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP).

Marta sabia dos nódulos e da necessidade da operação há cerca de 15 dias, mas decidiu manter o compromisso em Genebra porque disse considerar importante sua presença na feira.

Na Suíça, ela também visitou entidades como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em busca de parcerias. Conheceu ainda projetos desenvolvidos pela prefeitura local nas áreas de energia e de atendimento a viciados em drogas que pretende implantar em São Paulo.

A descoberta do problema de saúde se deu, segundo a prefeita, por acaso, quando ela consultou um endocrinologista a fim de fazer regime para emagrecer. O médico percebeu que a tireóide estava um pouco dura e pediu uma ultra-sonografia, que detectou os nódulos. Uma punção determinou a necessidade da retirada dos tumores.

"Eu nem sabia que tinha esse problema. Fiquei muito agradecida de ter descoberto. É importante para as mulheres de mais de 40 anos saberem que é uma coisa muito comum e que, detectando, não tem problema. Nem sei que tipo de nódulo é o meu, se for alguma coisa ruim, que tire rápido", afirmou Marta.

Segundo especialistas, a ocorrência de nódulos na tireóide é de 8% a 10% na população adulta.

A prefeita disse que não teve nenhum sintoma do problema, exceto o ganho de peso. Ela deve se internar amanhã. "Hoje [ontem] à tarde eu vou à prefeitura, domingo opero e sexta que vem já estou de volta ao batente", disse Marta. Ela deve ficar internada até segunda-feira.

O tempo de recuperação da cirurgia varia de três a sete dias, dependendo do tipo de tumor encontrado, afirmam os médicos. Segundo Marta, o problema não havia sido divulgado antes porque, se isso tivesse ocorrido, a imprensa "teria infernizado" a vida dela na Suíça. "Depois que apareceu a notícia da cirurgia, nunca mais vocês deram uma notícia do que eu estava fazendo lá."

Por causa da operação, a prefeita cancelou sua participação no Encontro Mundial das Cidades, em Nova York. Antes de viajar para Genebra, a justificativa para o cancelamento da ida a Nova York havia sido os custos da viagem.

Leia mais:

  • Tireóide é considerada a glândula "esquentadinha" do organismo


  • Veja como é feita a cirurgia da tireóide


  • Exame da tireóide é regra após os 35 anos


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página