Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2001 - 18h20

Traficante irmão de deputado é transferido para Taubaté (SP)

Publicidade

JOSÉ CARLOS JÚNIOR
da Folha Online, em São José dos Campos

Abdiel Pinto Rabelo, 45, suspeito de ser um dos maiores traficantes de Rondônia e irmão do ex-deputado federal Jabes Rabelo (RO), foi transferido hoje para a Casa de Custódia de Taubaté (130 km a nordeste de SP), no Vale do Paraíba. A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Acre havia divulgado que não haveria segurança suficiente para manter Abdiel sob custódia.

Além do irmão do ex-deputado, a Custódia também recebeu outros dois presos de alta periculosidade. Marcus Vinicius Cândido, que segundo a Polícia Civil, participou do sequestro da médica Eulália Pedrosa Almeida, 44, filha de José Ismael Pedrosa, diretor da Casa de Custódia, chegou hoje à carceragem.

Cândido foi preso no dia 23 de maio em Santos (SP). O outro preso trazido anteontem para Taubaté foi José Fábio de Matos, o Bahia, que seria alvo de um possível resgate na penitenciária de Iperó (SP) no dia 25 de maio. A chegada dos presos à Custódia foi confirmada por funcionários e pela Polícia Militar.

A quadrilha que iria resgatar Bahia era a mesma que resgatou 13 presos no Km 62 da rodovia Castelo Branco, em Mairinque (SP), próximo a Sorocaba, no dia 24 de maio. Na ação, um PM morreu baleado com tiro de fuzil e outros três policiais foram baleados.

Os presos voltavam para os presídios de Avaré e Iaras após prestarem depoimentos na capital. No dia seguinte, a quadrilha planejava resgatar Bahia com a ajuda de um helicópeto alugado por R$ 2 mil em Congonhas.

Os alvos do resgate eram, além do Bahia, seus companheiros, José Carlos Rabelo, o Pateta, e Alexandre Pires Ferreira, o ET, ambos pertencentes a uma quadrilha especializada em assaltos a bancos e responsáveis pelo assalto à tesouraria do Hopi-Hari, em Vinhedo. Quatro suspeitos pelo resgate foram presos e apenas quatro presos foram recapturados.

Abdiel Rabelo

Abdiel Pinto Rabelo conseguiu escapar da carceragem de segurança máxima da superintendência da Polícia Federal em Rondônia no último dia 25 de maio. O suspeito em companhia de outros três presos. Eles conseguiram serrar a grade e abrir um buraco na parede para escapar da carceragem.

Abdiel é irmão do ex-deputado Jabes Rabelo, cassado justamente por lhe fornecer uma carteira falsa de funcionário da Câmara. Ele foi localizado, dois depois da fuga, por agentes da PF na zona rural de Presidente Médici (RO) e não reagiu ao mandado de prisão.

O suspeito de ser um os maiores traficantes de Rondônia foi preso em novembro do ano passado pela Polícia Federal com cerca de 60 quilos de cocaína pura. Ele estava em liberdade condicional concedida pela Vara de Execuções Penais de São Paulo.

Em 1990, Abdiel foi preso com 600 quilos de cocaína em São Paulo. Na ocasião, ele portava uma carteira de assessor parlamentar da Câmara dos Deputados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página