Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2007 - 20h23

Lula exige que Aeronáutica resolva problemas nos aeroportos

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta quarta-feira ao comando da Aeronáutica que resolva todos os problemas técnicos nos Cindactas (Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) e exigiu que sejam evitados os transtornos.

A Folha Online apurou que Lula acompanha desde terça-feira (19) a pane registrada em vários aeroportos administrados pela Infraero --causando atrasos registrados nos pousos e decolagens dos aviões.

De acordo com informações transmitidas ao presidente, os problemas técnicos registrados pela Infraero variaram de ontem para hoje. Nesta quarta-feira, falhas nos radares teriam provocado os atrasos, enquanto ontem o problema foi localizado em cinco monitores que pararam de funcionar.

A crise nos aeroportos está sendo acompanhada de longe pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. Ambos estão em Paris onde participam de uma feira tecnológica.

Paralisação

Alegando falhas técnicas na visualização dos consoles (monitores) de controle de vôos de Brasília para o Rio e São Paulo, os controladores suspenderam o trabalho ontem. Segundo eles, foi necessário paralisar as atividades porque não havia 100% de segurança.

Em audiência hoje na CPI do Apagão no Senado, o diretor do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), brigadeiro Ramon Borges Cardoso, afirmou que houve substituição de dez monitores de controle de vôos do Cindacta-1.

Segundo o brigadeiro, foram trocados os monitores de Brasília, São Paulo e do Rio. Mas ele negou que estivessem obsoletos. Também evitou criticar a ação dos controladores ou admitir que houve "operação padrão".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página