Publicidade

Cotidiano
23/06/2007 - 23h55

Por oito horas, presos fazem reféns em presídio com arma falsa em SP

Publicidade

da Folha Online

Terminou por volta das 23h deste sábado o motim de presos na Penitenciária 1 de Tremembé (138 km a nordeste de São Paulo). A arma usada na ação dos presos era falsa. Os presos a entregaram após libertarem os últimos dois reféns. De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), o artefato era muito bem fabricado, por isso, os negociadores não perceberam que se tratava de um simulacro.

O grupo de presos rendeu sete agentes penitenciários e uma enfermeira por volta das 15h de hoje. Eles chegavam à penitenciária transferidos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Por volta das 18h30 os primeiros dois reféns foram liberados e por volta das 19h45 outras duas vítimas. Os presos informaram que entregariam a arma quando libertarem o último refém.

De acordo com a SAP, por volta das 21h o quinto refém foi liberado. Por volta das 21h, outra vítima foi liberada.

O motim foi isolado do restante do presídio. O restante dos presos que foram transferidos não fazem parte da ação, assim como os detentos da unidade.

A direção da unidade e a coordenadoria das unidades do Vale do Paraíba negociam com os presos. Ninguém ficou ferido, segundo a SAP.

Os visitantes, que foram impedidos de sair durante as negociações, já foram liberados. A SAP, por questões de segurança, não informou se o grupo rebelado permanecerá na penitenciária ou se será transferido.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca