Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2007 - 17h44

Prefeitura tomba conjunto de prédios de fábricas antigas em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

O Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico) da Prefeitura de São Paulo aprovou nesta terça-feira o tombamento do conjunto de sete antigas fábricas e
galpões ferroviários situados ao longo da rua Borges de Figueiredo, na Moóca (zona leste).

Entre os imóveis protegidos pela medida estão o antigo Moinhos Gamba, onde funciona atualmente um espaço para eventos, projetado entre 1909 e 1938. Também foi tombado o conjunto de armazéns da antiga São Paulo Railway, construídos entre 1898 e 1900.

Com a medida, ficam reconhecidos o valor histórico e arquitetônico desses edifícios, além da contribuição para a valorização do bairro da Moóca, que tem a história ligada diretamente ao processo de industrialização da cidade. O bairro ainda concentra diversos remanescentes de conjuntos industriais e assentamentos operários do início do século 20.

Além do tombamento das edificações localizadas no perímetro formado pela rua Borges de Figueiredo, rua Monsenhor João Felipo, avenida Presidente Wilson e viaduto São Carlos, o Conpresp também regulamentou futuras construções no entorno do conjunto tombado.

A exemplo do ocorrido nas imediações do Parque da Independência, no Ipiranga (zona sul), foram estabelecidas alturas máximas que variam de 25 a 30 metros para futuras construções, de acordo com a localização.

Ainda estão em processo de tombamento a antiga instalação das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (rua Borges de Figueiredo, 680 a 828) e a antiga fábrica da Antarctica (rua Borges de Figueiredo, 251 a 367).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Geladeiras Geladeiras Frost Free, Duplex, a partir de R$ 862,20

Notebook Notebook Trabalhe, estude, jogue, a partir de R$ 769,00

Celulares | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página