Bombeiros retiram 173 dos escombros; mortos podem chegar a 200
da Folha Online
O Corpo de Bombeiros retirou 173 corpos dos escombros do acidente envolvendo o vôo 3054 da TAM que ocorreu na noite de terça-feira (17), em Congonhas (zona sul de São Paulo). Ao número são somadas as mortes de três pessoas que foram retiradas do local vivas, mas não resistiram aos ferimentos.
Embora o trabalho de resgate dos corpos tenha avançado muito nesta quarta-feira, o IML (Instituto Médico Legal) identificou apenas nove. Um deles, o da funcionária da TAM Express Michele Dias Miranda, foi liberado à tarde.
| Joel Silva/Folha Imagem |
![]() |
| Bombeiros ainda trabalham no local do acidente em busca de vítimas do avião Airbus da TAM |
Nesta quarta-feira, o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou em entrevista coletiva que a tripulação que estava a bordo do vôo 3054 era "de grande competência" e treinada conforme padrões internacionais de exigência. Bologna disse ainda que a aeronave estava "em boas condições de manutenção" e afastou especulações de que o equipamento tinha mais assentos que a capacidade máxima.
Segundo a TAM, o avião, um Airbus-A320, decolou com 186 pessoas a bordo. Se a morte de todos os ocupantes da aeronave for confirmada, como prevêem os bombeiros, e somada às 14 mortes em terra anunciadas ontem pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o total de mortes do maior acidente aeronáutico da história do país chegará a 200.
O acidente com o vôo 3054 ocorreu na noite de terça-feira (17). O avião, um Airbus-A320 com 186 pessoas a bordo --162 passageiros, 18 funcionários da empresa e 6 tripulantes--, teria derrapado na pista principal do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, ao pousar. Sem controle, ele atravessou a avenida Washington Luís e atingiu um prédio da TAM Express e um posto de combustíveis. O choque causou um incêndio de grandes proporções.
De acordo com o presidente da TAM, cinco funcionários que estavam no galpão da TAM Express no momento do acidente estão desaparecidos.
Familiares e amigos das vítimas podem obter informações da TAM pelo telefone 0800-117900.
Caixa-preta
Uma das caixas-pretas do avião foi localizada na madrugada desta quarta entre os escombros. O Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para informar que o objeto foi enviado para análise na NTSB (National Transportation Safety Board), nos Estados Unidos.
O resultado será analisado pela comissão de profissionais do setor que investigará o acidente.
Risco e luto
O coordenador da Defesa Civil da cidade de São Paulo, Jair Paca de Lima, informou nesta quarta-feira pela manhã que 27 imóveis foram interditados, preventivamente, na região do acidente. Os imóveis estão isolados porque ainda há fumaça no local; há risco de que o galpão da TAM Express incendiado desabe; e espera-se que o isolamento facilite o trabalho dos bombeiros.
Devido ao risco de desabamento, o abastecimento de energia elétrica na região chegou a ser suspenso na noite de terça-feira pela Eletropaulo. O serviço foi restabelecido às 2h55 desta quarta, exceto na esquina das ruas Barão de Urussuí com Baronesa de Bela Vista.
Na terça-feira, o presidente decretou luto oficial de três dias no país em memória das vítimas do acidente. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) também decretou luto oficial no município e Serra, no Estado de São Paulo.
Veja a relação de vítimas identificadas pelo IML:
Fábio Norvakosky Fernandes Velloza
Fernando Volpe Estado
Guilherme Duque de Moraes
João Francisco Caltabiano
José Antonio Lima da Luz
José Luiz de Souto
Michele Dias Miranda
Oswaldo Luiz de Souza
Silvania Regina de Ávila Alves
Leia mais
- Acompanhe a cobertura do acidente ao vivo
- Confira a lista de pessoas a bordo do vôo 3054 da TAM
- Veja como foi o acidente com vôo 3054 da TAM em São Paulo
- Defesa Civil interdita 27 imóveis na região do acidente com avião da TAM
- Aeronáutica desautoriza funcionamento de pista de Congonhas sob chuva
Especial


