Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2001 - 14h08

Após cirurgia, prefeita Marta Suplicy perde peso e recupera a silhueta

Publicidade

GUTO GONÇALVES
da Folha Online

Cerca de 30 dias após se submeter a uma cirurgia na tireóide, a prefeita Marta Suplicy (PT) vem perdendo peso e se empenhando para recuperar a forma e o peso que tinha no pré-operatório. A prefeita chegou a engordar oito quilos em razão da doença.

Mesmo voltando á boa forma, Marta não revela seu peso de jeito nenhum. "Isso ela mantém em sigilo", informou a assessoria da prefeita, que também não revela quantos quilos ela perdeu após a operação.

No primeiro domingo do mês, a prefeita Marta Suplicy se submeteu a uma cirurgia de tireoidectomia parcial no hospital Albert Einstein.

Na operação, que durou de 1 hora e quarenta, foram retirados dois nódulos localizados na região da tireóide. Exame anatomopatológico revelou que os nódulos eram de natureza benigna.

Marta soube da existência dos nódulos e da necessidade da operação na primeira quinzena de maio. A descoberta do problema de saúde se deu, segundo a prefeita, por acaso, quando ela consultou um endocrinologista a fim de fazer regime para emagrecer.

Marta engordou cerca de oito quilos, após sua posse na prefeitura, em janeiro. Na consulta, o médico percebeu que a tireóide estava um pouco dura e pediu uma ultra-sonografia, que detectou os nódulos. Uma punção determinou a necessidade da cirurgia.

Na época em que Marta ganhou os quilos, a imprensa especulou que o motivo poderia ser a então crise conjugal com senador Eduardo Suplicy (PT), que resultou na separação após 36 anos de casamento.

A prefeita Marta Suplicy está de casa nova. Um dos primeiros objetos a chegar durante a mudança para a rua Campo Verde, 537 (Jardim Paulistano), foi uma balança.

A Glândula

A tireóide é responsável pelo bom funcionamento do metabolismo humano, por meio dos hormônios que produz. Esses hormônios são popularmente conhecidos como T3 e T4. Sua disfunção pode causar diferentes tipos de doença, entre elas, o ganho de peso.

Estima-se que 5% da população mundial apresente alguma anormalidade da glândula. As anomalias são mais comuns em mulheres do que em homens.

Podem ocorrer tireoidites, inflamações na glândula, ou nódulos, que provocam inchaço na região do pescoço _problema que atingiu a prefeita.

Em geral, a idade em que a doença surge com mais frequência é dos 30 aos 50 anos.

O tratamento pode ser feito com medicamentos, terapia com iodo radioativo ou extração parcial da glândula. Quando há um grande crescimento da glândula, que pode ocorrer em função de pequenos caroços, em geral, benignos, é aconselhada a cirurgia para a retirada desses nódulos, se eles não diminuírem com o uso do iodo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página