CPI vai ouvir representante das vítimas do acidente com avião da TAM
RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
A CPI do Apagão Aéreo da Câmara vai ouvir amanhã um representante das vítimas do acidente com o Airbus-A320 da TAM, Eurípedes Conceição --namorado da jornalista Kátia Escobar, que morreu na última terça-feira (17). A aeronave atravessou a pista, a avenida Washington Luís e se chocou contra o prédio da TAM Express, na região de Congonhas (SP).
Segundo a deputada Luciana Genro (PSOL-RS), os familiares das vítimas reclamam da demora na identificação dos corpos pelo IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo.
"Isso é uma coisa inadmissível porque, se já não bastasse a dor e o drama de cada família, ainda há uma dificuldade imensa para o reconhecimento dos corpos", disse a deputada.
Os familiares querem explicações sobre a demora no trabalho do IML, uma vez que dizem ter sugerido às autoridades que parte das vítimas sejam reconhecidas em outros institutos de capitais brasileiras. "Os familiares sugerem que os corpos sejam transferidos para outros IMLs dentro de São Paulo, ou até para outras capitais", afirmou.
A deputada também disse que os familiares acusam a direção do IML de não aceitar a colaboração de médicos legistas que não sejam vinculados ao instituto. "Os parentes reclamam que a diretoria do IML exige trabalhar apenas com a equipe fixa do local", afirmou.
Luciana Genro está disposta a apresentar requerimento para que a CPI convoque o governador José Serra (SP) com o objetivo de cobrar do governador pressa na identificação dos corpos. O IML identificou, até agora, 68 dos 199 mortos na tragédia com o Airbus da TAM.
Kátia Escobar era assessora de imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados do Rio Grande do Sul e viajava para São Paulo ao lado de outras representantes do sindicato.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Nem exame de DNA poderá identificar algumas vítimas
- Geólogos do IPT analisam deslizamento na cabeceira da pista de Congonhas
- Canaleta cede e terra desliza na cabeceira da pista de Congonhas
- Passageiros pagarão passagem mais cara para terem segurança, diz Infraero
Especial

