Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2001 - 03h30

Para evitar explosão, avião faz pouso de emergência em Cumbica

Publicidade

CARLOS FERREIRA
da Folha Online

Um Boeing 767 da United Airlines com 160 passageiros fez um pouso forçado no início da madrugada de hoje no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo.

O vôo número 988, com destino a Nova York teve duas panes antes de iniciar sua viagem e uma e mais grave depois de decolar.

A aeronave que vinha do Rio de Janeiro para São Paulo teve um problema em seu sistema de comunicação via satélite antes de decolar. O problema foi sanado e o avião partiu para São Paulo. Em Cumbica, um vazamento de óleo no sistema hidráulico foi percebido. Após os técnicos resolverem o problema, os passageiros embarcaram e por volta das 23h30 o avião seguiu viagem.

Momentos depois da decolagem, houve a ruptura de um selo de carbono, uma peça que evita vazamento de óleo no motor. O óleo que vazou provoucou um incêndio na turbina do lado direito da aeronave. Para evitar uma explosão, o comandante desligou a turbina direita, liberou uma parte do combustível em alto-mar (na região de Santos) e retornou a Cumbica com combustível suficiente apenas para regressar ao aeroporto.

O Boeing pousou em Cumbica à 0h48 em esquema de emergência. Ninguém ficou ferido, mas duas pessoas tiveram que ser atendidas por médicos por estarem muito nervosas e assustadas.

Além dos 160 passageiros, a aeronave transportava ainda 13 tripulantes. Todos foram hospedados em dois hotéis nas proximidades do aeroporto e devem seguir para Nova York em um outro vôo que parte às 21h15 de hoje.

As informações são da assessoria de imprensa da United Airlines.

Leia especial sobre acidentes aéreos





 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página