Publicidade

Cotidiano
26/07/2007 - 12h40

Anac notifica quatro empresas aéreas por vender passagens durante proibição

Publicidade

da Folha Online

Texto atualizado às 17h12

A Anac (Agência Nacional de Aviação de Aviação Civil) notificou quatro empresas aéreas por vender passagens aéreas de Congonhas durante a proibição imposta pela agência na terça-feira (24). Pantanal, Ocean Air, BRA e TAM podem ser multadas em até R$ 10 mil.

A venda dos bilhetes para vôos que partiam de Congonhas foi anunciada pela Anac na terça-feira para diminuir a superlotação e as filas no terminal. O caos em Congonhas foi gerado pelos sucessivos fechamentos da pista auxiliar, pelo fechamento da pista principal depois do acidente com o vôo 3054 e pela pane no Cindacta-4 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) no fim de semana.

De acordo com a agência, as empresas venderam passagens ontem, quando o prazo para o veto das vendas ainda não havia sido estabelecido. Apenas nesta quinta-feira foi divulgada uma portaria da agência permitindo a venda dos bilhetes que partem a partir de segunda-feira (30).

A venda ilegal foi constatada por fiscais da Anac que conseguiram comprar os bilhetes. As empresas têm 20 dias para se defender. Se as explicações não forem aceitas, a agência irá multá-las.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a TAM afirmou que não cumpre a última portaria divulgada pela Anac, mas que não foi notificada oficialmente pela agência. BRA e Pantanal também foram procuradas pela Folha Online por volta das 12h, mas não se manifestaram.

A assessoria de imprensa da OceanAir creditou a venda das passagens a um problema no sistema de emissão de bilhetes. Assim que detectado, o problema foi corrigido, segundo a companhia.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca