Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2007 - 13h08

Tarso reafirma que parte da Força Nacional de Segurança será mantida no Rio

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O ministro da Justiça, Tarso Genro, reafirmou nesta terça-feira que o governo federal vai manter parte da FNS (Força Nacional de Segurança) montada para os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro. Ele também assegurou que será reforçado o contingente de policiais rodoviários federais que atuarão nas principais estradas do Estado.

Porém, Tarso evitou falar em números precisos. Segundo ele, os acertos "quantitativos" deverão ser tratados em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para amanhã, e também em conversas com autoridades do Estado do Rio.

"Esse trabalho vai continuar [da FNS]. Só não podemos [por enquanto] quantificar. Eu posso garantir que a Força Nacional vai permanecer", afirmou o ministro.

Ontem, Lula afirmou que 75% da segurança montada para os Jogos Pan-Americanos deverão ser mantidos no Estado. A afirmação foi feita durante o programa de rádio "Café com o Presidente".

"A idéia é que de tudo que foi montado no âmbito da segurança pública no Rio de Janeiro, a começar pela inteligência, a começar pelos aviões, a começar pelos carros, ou seja, 75% disso tudo vai ficar no Rio de Janeiro", afirmou o presidente.

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), conversou ontem com o secretário nacional da Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, para tratar sobre a questão.

"[Eu] desejo a presença das Forças Armadas colaborando. A população não entende por que os quartéis do Exército, Aeronáutica e Marinha, que são muitos no Rio, não podem policiar o seu entorno. O cidadão que paga os policiais militares e civis é o mesmo que paga os salários das Forças Armadas", disse Cabral.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página