Cotidiano
02/08/2007 - 14h02

Presidente da TAM diz que indenização aos parentes das vítimas está garantida

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, disse hoje que a indenização aos parentes das vítimas do acidente com o Airbus-A320 da companhia aérea estará assegurada independentemente das causas que tenham provocado o choque da aeronave com o prédio da TAM Express, no aeroporto de Congonhas (SP). Bologna afirmou à CPI do Apagão Aéreo que a apólice de US$ 1,5 bilhão que vai cobrir as indenizações "não muda de acordo com os motivos que provocaram o acidente".

Os familiares de vítimas do vôo 3054 temem que a empresa não pague a indenização caso fique constatado que o choque foi provocado por falha humana. O administrador de empresas Luiz Fernando Moisés, que perdeu a esposa no acidente, disse que há especulações de que a apólice não prevê indenização em casos de falha humana.

"Uma das coisas que queremos saber é se existe algo na apólice de seguro que diga que, se foi culpa do piloto, isso isenta a empresa de pagar seguro. Essa é a nossa grande dúvida e nossa grande preocupação", afirmou.

Bologna disse que a apólice vai garantir todos os gastos necessários para cobrir os prejuízos da tragédia --tanto humanos quanto materiais. "A apólice de US$ 1,5 bilhão cobre qualquer tipo de dano. Quanto a isso, eu transmito total tranqüilidade", afirmou.

O presidente da TAM disse que a empresa aérea vai marcar nova reunião esta semana com os familiares das vítimas do vôo 3054 para discutir detalhes da apólice de seguros.

Bologna negou também, durante depoimento à CPI, que a TAM tenha omitido dos familiares o conteúdo da apólice. "Tomamos a decisão de levar na primeira reunião [com os familiares] o próprio segurador para evitar da nossa parte criar constrangimentos em relação à apólice", disse.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca