Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2001 - 11h25

Estado de saúde de Chico Xavier apresenta leve melhora

Publicidade

MILENA BUOSI
da Folha Online

O quadro de saúde do médium Chico Xavier, 91, apresentou uma melhora de 30% a 40%, disse hoje o médico Eurípedes Tahan Vieira, do Hospital Hélio Angotti, em Uberaba (MG). Apesar da melhora, o estado do médium ainda é delicado.

Chico Xavier foi internado na noite de terça-feira com pneumonia nos dois pulmões. Segundo a enfermeira-chefe do hospital, Sandra Mara Vieira Resende Silva, ele está afebril, com 36,5 graus. Ontem, a temperatura corporal do médium era de 38,5 graus.

"Quando pedimos para tossir, ele ajuda bastante. Isso ocorria em menor intensidade ontem. Hoje ele está reagindo melhor", disse a enfermeira. "As frequências cardíaca e respiratória, monitoradas constantemente, estão bem."

No entanto, Chico Xavier continua respirando com o auxílio de máscara e está sendo medicado com antibióticos.

Ele também está sendo submetido a tratamento fisioterápico, com a introdução de sonda e massagens para eliminação de secreções nos pulmões. "A sonda faz aspiração e fazemos a fisioterapia como se déssemos tapas na região dos pulmões", disse a enfermeira.

Desde a semana passada Chico Xavier estava recebendo tratamento domiciliar em razão de uma gripe. O quadro evoluiu, exigindo internação, conforme o médico Vieira, que também é médico particular do médium.

Conforme funcionários, o hospital Hélio Angotti é filantrópico e especializado no tratamento de câncer. "No entanto, temos até o momento o necessário para tratar dele", afirmou Sandra.

Chico Xavier está internado em uma suíte do hospital. Segundo a enfermeira, ele recebe visita apenas de familiares. "Pelo menos dois permanecem na ante-sala do quarto."

Segundo Sandra, novas informações sobre a saúde do médium deverão ser divulgadas somente às 10h de amanhã.

Francisco Cândido Xavier é considerado o mais importante médium psicográfico do Brasil e já publicou mais de 400 livros.

Nos últimos meses, além dos problemas de saúde, Chico Xavier passou a enfrentar problemas familiares. Seu filho adotivo e sua ex-nora passaram a disputar na Justiça a administração de suas associações filantrópicas. Além disso, os dois trocam acusações sobre desvio de donativos e maus-tratos ao médium.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página