Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2007 - 15h49

Marta Suplicy defende aeroporto de Viracopos como alternativa a Congonhas

Publicidade

LETÍCIA CASADO
da Folha Online

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, defendeu nesta segunda-feira a utilização do aeroporto de Viracopos, em Campinas (95 km de SP), como alternativa ao aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital.

"É inexorável que Viracopos seja mais utilizado, porque não tem alternativa", afirmou a ministra, que hoje participa de um seminário sobre turismo na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Uma resolução do Conac (Conselho de Aviação Civil) editada no fim de julho determinou que Congonhas atenda apenas vôos diretos, sem escalas, dentro do limite máximo de duas horas de vôos. Com a decisão, o conselho retirou 151 vôos de Congonhas.

Na avaliação de Marta, a construção da terceira pista no aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo --outra alternativa a Congonhas-- seria mais "fácil e prioritário", mas não há recursos para fazer "tudo ao mesmo tempo".

Turismo de negócio

Segundo a ministra, os problemas na crise aérea, agravados com o acidente com o vôo 3054 da TAM em 17 de julho, não afetaram as feiras e os eventos realizados em São Paulo. Mas admitiu que houve redução do número de participantes.

"São Paulo não perdeu eventos, mesmo com os problemas de Congonhas. Houve redução de participantes, mas não cancelamentos dos eventos", afirmou Marta.

Para o deputado Vaz de Lima (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, "as pessoas ficaram com medo" de viajar. "Acredito que em pouco tempo a situação vai se normalizar", afirmou o tucano.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página