Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2007 - 08h40

Congonhas amanhece com pista fechada; obras em Cumbica iniciam 2ª

Publicidade

da Folha Online

O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, amanheceu nesta quinta-feira com a pista principal fechada. Este é o quarto dia, somente nesta semana, que a abertura da pista atrasa em aproximadamente duas horas por causa das obras de colocação de "grooving" que acontecem durante a madrugada. Em vez de abrir às 6h, a pista abriu às 8h13.

De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), as máquinas que fazem o "grooving" --ranhuras feitas no pavimento da pista que permitem o escoamento de água-- utiliza água. Quando os trabalhos terminam, é preciso lavar o asfalto e esperar que seque por completo antes de liberá-lo para o tráfego.

O atraso desta quinta havia ocorrido domingo, terça-feira e quarta.

Depois do acidente com o vôo 3054 da TAM, no último dia 17 de julho, o governo foi alvo de muitas críticas por ter liberado a pista principal, após uma reforma, sem o 'grooving'. Há suspeitas, inclusive, de que a ausência do sistema tenha colaborado com o acidente, que matou cerca de 200 pessoas. O acidente é investigado.

Conforme a Infraero, das 6h às 8h30, das 37 partidas programadas para ocorrer em Congonhas, seis atrasaram mais de uma hora e seis foram canceladas.

Cumbica

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem (15) que as obras na pista principal do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), devem começar na segunda-feira (20). Os trabalhos só deveriam começar em outubro próximo, mas o calendário foi adiantado para não atrapalhar o funcionamento do terminal no período de férias.

Com o novo calendário, a primeira fase das obras deve começar pelo trecho central da pista principal --cerca de 2.000 m dos 3.700 m da pista-- e terminar em 10 de outubro. Durante as obras no trecho central, a pista ficará fechada e os vôos irão para a pista secundária.

Conforme a Infraero, da 0h às 8h30 desta quinta, das 32 partidas programadas para ocorrer em Cumbica, três atrasaram mais de uma hora e quatro foram canceladas.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página