Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2007 - 15h48

São Paulo e Rio assinam acordo para implantação do trem-bala

Publicidade

da Folha Online

Os governos de São Paulo e Rio assinaram nesta quinta-feira um protocolo de estudos para viabilizar a implantação de um trem-bala entre as capitais dos dois Estados. O trecho entre as duas cidades seria feito em uma hora e trinta minutos.

O documento foi assinado pelos governadores José Serra (PSDB) e Sérgio Cabral (PMDB), no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste de São Paulo. O projeto, de acordo com Serra, custaria cerca de R$ 18 bilhões. A obra começaria a dar lucro aos Estados somente em cinco ou seis anos, segundo Cabral.

O protocolo de intenções prevê a criação de um grupo de estudos composto por técnicos da Secretaria de Transportes do Rio e da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo. O grupo terá como atribuições sugerir às autoridades federais, por meio de bases técnicas, a adequação de tarifas e avaliar a concepção funcional, logística, tecnológica e econômico-financeira do empreendimento.

Todos os detalhes, como preço da passagem, tempo de percurso, quantidade de passageiros e valor da obra serão respondidos pelo estudo. Também não foram definidos os locais de saída dos trens de cada cidade.

De acordo com o governador de São Paulo, o fato de os passageiros aéreos --uma viagem de avião entre as capitais leva 50 minutos em média-- esperarem muito nos aeroportos para embarcar, pode viabilizar o trem-bala.

"O tempo no aeroporto é muito maior do que numa estação de trem, onde você chega cinco minutos antes", disse Serra.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página